A taxa de isolamento social em Caraguatatuba chegou a 55% na quarta-feira (06/05), segundo dados divulgados hoje pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) do Governo do Estado.
A cidade ocupa a 2ª posição entre os municípios do Estado de São Paulo com mais de 100 mil habitantes (atrás de Itanhaém) e a 8ª posição entre as cidades com mais de 70 mil habitantes.
O índice mais alto de isolamento foi registrado no dia 19 de abril, quando a cidade alcançou um índice de 67% de isolamento. Porém, nessa semana decisiva para fins de análise do Estado, os dados tem se mantido abaixo dos 60%.
De acordo com Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%.
O Sistema de Monitoramento Inteligente mostra que o percentual de isolamento social em todo o Estado foi de 47% na quarta-feira (06/05).
Segundo o Governo do Estado, a taxa de isolamento será um dos critérios para flexibilizar a abertura da atividade econômica.
Plano São Paulo
O Plano São Paulo prevê a flexibilização gradual e heterogênea da quarentena no Estado, de forma setorizada e faseada, com possibilidade de reabertura de comércios e serviços não essenciais a partir de 11 de maio.
“As cidades que atingirem índices de isolamento satisfatórios e mantiverem estabilidade nessas taxas serão as primeiras a serem avaliadas no programa de flexibilização, este será o ponto de partida”, afirmou o governador de São Paulo, João Dória.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, “é importante ressaltar que ainda estamos passando pelo estágio de ascendência da curva de contágio. Precisamos planejar, mitigar e controlar o processo de incidência do vírus para que seja possível organizar uma retomada responsável das atividades”.
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br