O Fundo Social de Caraguatatuba já iniciou a entrega das máscaras de proteção facial, confeccionadas por meio de uma parceria com 14 costureiras, ex-alunas do curso de costura. Ao todo, 10 mil máscaras são produzidas.
#PraCegoVer: Máscara de tecido branca recebe carimbo do Fundo Social (Foto: Divulgação/PMC)
Inicialmente, os equipamentos estão sendo entregues gratuitamente, junto com os kits alimentares, provenientes de doações da população e empresas parceiras, distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade social.
A Secretaria Municipal de Saúde também já recebeu 2 mil máscaras, para atender os pacientes que se deslocam para fora da cidade, em tratamentos, consultas ou exames previamente agendados, e também, para equipe de atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
#PraCegoVer: Presidente do Fundo Social entrega máscaras a um homem (Foto: Divulgação/PMC)
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, ressalta que as máscaras não estão sendo comercializadas e aqueles que realmente não tem condições de comprar, podem retirar gratuitamente na sede do Fundo Social.
Samara ainda destaca que a rede de solidariedade só cresce no município e acrescenta “Aqueles que quiserem contribuir com uma ajuda simbólica na retirada das máscaras, será muito bem vindo e revertido ao projeto de confecção das máscaras”, concluiu.
A despesa dos tecidos, elásticos e mão de obra, está sendo custeada com a verba arrecadada em bazares desenvolvidos em 2019 e no Bloco da Solidariedade realizado no Carnaval.
As máscaras recebem um carimbo do Fundo Social, para evitar que o produto seja comercializado.