A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Saúde (SESAU) e de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) montou uma estrutura de assistência e apoio, na lateral da agência bancária da Caixa Econômica Federal (CEF), localizada na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, na região central do município.
O objetivo é auxiliar a população que aguarda em longas filas externas, que se formam diarriamente na porta da agência, para receber o auxílio emergencial do Governo Federal. O beneficio, no valor de R$600,00, é destinado a autônomos, trabalhadores informais, microempreendedores individuias (MEI), desempregados e cadastrados no Programa Bolsa Família.
O benefício financeiro é uma proteção emergencial neste período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do coronavírus (Covid-19) e, desde que foi liberado, causou diversos transtornos aos beneficiários que mesmo pelo App e site da CEF, não conseguiram receber o auxílio, o que ocasionou um grande número de pessoas aglomeradas nas portas das agências, aumentando o risco de contaminação, por não haver distanciamento social.
A estrutura de tendas e cadeiras montada pela Prefeitura de São Sebastião presta assistência aos sebastianenses que esperam o atendimento do lado de fora da agência, com a ajuda de equipes da SESAU que aferem a pressão e temperatura de quem está na fila, além de orientar os munícipes, quanto aos perigos de contágio, importância do isolamento social e uso de máscaras e álcool em gel, nas ruas, quando realmente houver a necessidade de sair de casa, evitando a propagação do vírus. A estrutura ficará montada até o fim das filas.