Com a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra Covid-19, é importante que a população também tenha o hábito de descartar corretamente o material. Questões de saúde e de meio ambiente estão sempre relacionadas, por isso, é importante se atentar a alguns cuidados.
#PraCegoVer: Máscara de proteção branca, descartada incorretamente no chão, próximos de planta. Na imagem há um X vermelho em alerta (Foto: Divulgação/PMC)
A líder de higiene e hotelaria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caraguatatuba, Adriana Simões, destaca a incidência de descarte incorreto de máscaras e luvas, em vias públicas. “Esses materiais são coletados por alguém, e podem estar contaminados, podendo transmitir a doença ao coletor de resíduos. Por isso a importância de descartar corretamente esses equipamentos”, destaca Adriana.
#PraCegoVer: Mão de um homem, segura máscara de proteção branca, dentro um saco transparente, em direção a lixeira (Foto: Divulgação/PMC)
Questões de saúde pública deve ser responsabilidade de todos, por isso, é importante que a população se conscientize com esses cuidados. Além de cuidar do meio ambiente, já que, muitos materiais estão sendo encontrados em praias, também evitará que novas pessoas sejam contaminadas.
“A orientação é que o material seja colocado dentro de um saco plástico e amarre, e aí sim, faça o descarte dentro da lixeira. Assim evitará que os coletores ou os garis, tenham contato com o material”, explica Adriana.
A especialista ainda alerta para que a população opte pelo uso de máscaras artesanais de pano, pois podem ser lavadas e reaproveitadas. As descartáveis devem ser utilizadas apenas pelos profissionais de saúde, onde também terão um local apropriado para o descarte.
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou