O aplicativo Litoral na Mesa será o utilizado para a comercialização dos pratos participantes do 15º Caraguá A Gosto, tradicional evento gastronômico que movimenta Caraguatatuba entre os dias e 1º de agosto a 7 de setembro. As inscrições terminaram no dia 23 de junho.
Ele foi o único que se inscreveu no período aberto pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, para oferecer a estrutura necessária para que os comerciantes apresentem seus pratos e os consumidores, além dos pedidos, possam votar no que consideram os melhores.
De acordo com a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, serão três critérios de votação: originalidade, sabor do prato e o fator surpresa que é o diferencial na experiência delivery. “Os consumidores terão a oportunidade de avaliar o que os participantes inovaram em tempos de entrega em domicílio”.
Maria Fernanda ressalta que o evento por meio de delivery foi a alternativa encontrada pela Prefeitura de Caraguatatuba para manter o evento nesses tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) onde os estabelecimentos comerciais do ramo alimentício (bares, quiosques, restaurantes, pizzarias, e similares) se encontram com restrições para abertura.
As categorias definidas são carnes e aves: pratos à base de carnes, aves; comida de boteco: petiscos e porções; culinária internacional: pratos da culinária internacional; frutos do mar: pratos à base de frutos do mar; lanches artesanais: sanduíches ou outros tipos de lanches artesanais; pizzas: pizzas; sabor de praia: petiscos ou porções de frutos do mar; sobremesas frias: sobremesas como sorvetes, açaí e congêneres e confeitaria: tipo de culinária baseado no preparo e decoração de diversos pratos doces como tortas, cupcakes, bolos, pudins e congêneres.
“Abrimos a opção para que as plataformas de delivery pudessem participar conosco desse evento, e tivemos a inscrição do Litoral na Mesa que já vai desenvolver o sistema para o Caraguá A Gosto”.
Ainda de acordo com ela, esse formato foi definido após o prefeito Aguilar Junior pedir para que se conversasse com todos os comerciantes desses setores para saber a melhor forma de manter o maior evento gastronômico no município.
A secretária destaca que, “se nesse período tivermos alguma abertura em razão de decretos, os estabelecimentos irão abrir e o cliente poderá consumir no local, mas o formato do evento, de pedido e avaliação do produto que concorre ao prêmio será por meio do aplicativo de delivery”.