A Prefeitura de Caraguatatuba adotou desde 2017 uma nova visão ambiental, com uma preocupação mais efetiva nas ações da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Um dos projetos que mais teve evolução foi o Programa da Coleta Seletiva.
#PraCegoVer: dois homens uniformizados jogam reciclável dentro do caminhão da coleta seletiva; (Foto: Divulgação/PMC)
Em três anos, o serviço que antes era feito pelas cooperativas, com caminhões cedidos pela Prefeitura, passou a ter uma empresa contratada para o recolhimento dos materiais porta a porta, visitando todos os bairros da cidade, de segunda a sexta-feira, durante oito horas por dia.
Neste período, outra evolução foi o crescimento do território de abrangência da Coleta, passando de 16% a 90%. Atualmente 1.550 logradouros são atendidos pelo serviço, em todas as regiões do município.
A conscientização ambiental da população também cresceu. Antes menos de 1% dos munícipes aderiam ao serviço. Atualmente mais de 6% da população de Caraguatatuba realiza a separação dos materiais, passando de 20 toneladas a 120 toneladas de reaproveitamento por mês às cooperativas. Neste período a renda dos cooperados também aumentou em 76%, às 20 famílias que sobrevivem deste trabalho.
Com a prática do descarte correto, a Coleta Seletiva, além de diminuir novos tipos de surtos e contágios, como a dengue, que evita possíveis focos, também colabora com as duas cooperativas de reciclagem da cidade.
A programação completa da Coleta Seletiva pode ser acessada no link: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.