O Fundo de População da ONU (UNFPA), em parceria com a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), promove sua 12ª edição da série de webinários, População e Desenvolvimento em Debate, nesta quarta-feira (15/07). Para esta edição, foram convidadas e convidados sociedade civil e academia para debaterem sobre “Pessoas LGBTQI+ no Brasil, vulnerabilidade e impactos da Covid-19”. A discussão será transmitida a partir das 15h, por meio de uma live no canal do UNFPA Brasil no YouTube.
O estigma social e o preconceito vivenciados por pessoas LGBTQI+ ao longo do curso de vida as colocam em situações de vulnerabilidade que afetam desde os seus resultados de saúde até a entrada e manutenção no mercado de trabalho. Não bastasse essa situação já presente no cotidiano das pessoas LGBTQI+, os possíveis impactos do novo coronavírus submetem essa parcela da população a novos obstáculos. O isolamento social, que impacta a sociedade como um todo, tem gerado repercussões ainda mais agudas entre lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis. É o que revela o estudo inédito conduzido pelo #VoteLGBT, em parceria com a Pesquisa Manas (UFMG), sobre os impactos e especificidades da pandemia e afastamento social nesta população.
Esse grupo, historicamente demarcado pela escassez de dados quantitativos, impulsionou a pesquisa conduzida pelo #VoteLGBT juntamente com pesquisadores da UFMG e Unicamp. Para tanto, serão apresentados alguns resultados preliminares, suas formas e limitações. O debate ainda contará com as experiências e vivências de pessoas LGBTQI+ assim como de profissionais que trabalham diretamente com esse grupo.
As convidadas e convidados para o são: Symmy Larrat, presidenTRA da Associação Brasileira de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos (ABGLT), Andrey Lemos, presidente Nacional da União Nacional LGBT e Samuel Araújo, doutorando na Universidade Federal de Minas Gerais. A mediação do webinário será realizada por Maira Covre Sussai, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Sobre os Palestrantes:
Symmy Larrat
PresidenTRA da Associação Brasileira de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos (ABGLT)
Symmy Larrat é presidenTRA da ABGLT. Foi coordenadora do Programa Transcidadania da prefeitura de São Paulo e coordenadora nacional LGBTI no governo Dilma Rousseff.
Andrey Lemos
Presidente Nacional da União Nacional LGBT
Andrey Lemos é historiador, tecnologista em gestão de políticas públicas em saúde, mestre em Políticas Públicas pela Fiocruz e Presidente Nacional da União Nacional LGBT.
Samuel Araújo
Doutorando na Universidade Federal de Minas Gerais
Graduado em Relações internacionais, é mestre em Administração pelo Cepead/UFMG e Doutorando em Demografia pelo Cedeplar/UFMG. Atuou como pesquisador em estudos realizados pela OPAS, Fundação Dom Cabral – FDC, CONASS, entre outras Instituições. Fez seu estágio doutoral no departamento de epidemiologia da Fielding School of Public Health na University of California, Los Angeles (UCLA). Estuda a saúde da população LGBT e é ativista no coletivo #VoteLGBT
Serviço:
12ª edição da série População e Desenvolvimento em Debate
Tema: “Pessoas LGBTQI+ no Brasil, vulnerabilidade e impactos da Covid-19”
Dia: 15/07/2020
Horário: 15h às 16h30
Local: Youtube UNFPA Brasil (https://www.youtube.com/user/unfpabrasil).
imprensa.brasil@unfpa.org