Medida foi publicada em diário oficial e vale para o vestibular 2021, com inscrições a partir de 1° de agosto. Aumento nas vagas era promessa de gestão do reitor.
Por G1 Vale do Paraíba e Região
ITA anuncia aumento do número de vagas para 150 em vestibular — Foto: Divulgação/ITA
O Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) anunciou que vai ampliar de 120 para 150 o número de vagas para o vestibular 2021. A ampliação era uma das promessas do reitor Anderson Ribeiro Correia, quando assumiu o instituto, no fim de 2019.
Na última semana, o Comando da Aeronáutica publicou a medida em diário oficial. Segundo o documento, vão ser 150 vagas sendo:
- 26 vagas para engenharia eletrônica;
- 26 vagas para engenharia mecânica-aeronáutica;
- 24 vagas para engenharia civil-aeronáutica;
- 24 vagas para engenharia de computação;
- 26 vagas para engenharia aeroespacial.
Do total de vagas, 119 vão ser para alunos civis e 31 para alunos que escolherem servir no quadro de oficiais da instituição. Os cursos com maior oferta de vagas para militares são engenharia aeroespacial, engenharia mecânica espacial e engenharia eletrônica.
As inscrições para o ITA acontecem de 1º de agosto até 15 de setembro. A primeira fase da prova está marcada para 20 de novembro e a segunda será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro.
O ITA vai manter o mesmo modelo de provas adotado na última edição. O exame será dividido em duas fases eliminatórias – a primeira será com 70 questões de múltipla escolha e a segunda com 30 questões dissertativas e redação.
Promessa
A ampliação da oferta de vagas é uma demanda do reitor desde seu primeiro mandato, em 2016. À época, ele chegou a anunciar uma ampliação escalonada para 240 vagas até 2019 mas saiu com o número ainda reduzido.
Quando assumiu, incluiu a promessa de aumento de vagas já valendo para 2021 em seu discurso de posse. Mas em abril, o ITA publicou o edital com o calendário do vestibular sem ainda oficializar o número de vagas.