O mês de agosto está quase no fim, mas não poderíamos deixar de lembrar de algo muito importante.
No mês de agosto acontece a campanha “Agosto Lilás”, que surgiu como uma forma de combater a violência doméstica contra a mulher. O mês foi escolhido por marcar a data em que a Lei Maria da Penha foi sancionada, 07 de agosto de 2006.
Em Caraguatatuba, durante o mês de agosto, a equipe do CIAM (Centro Integrado de Atendimento a Mulher) realizou a busca ativa das mulheres que por alguma razão deixaram de comparecer ao equipamento.
O trabalho desenvolvido ocorre inicialmente com avaliação do risco para decidir, junto com a mulher, as medidas a serem tomadas. O atendimento é realizado com as técnicas assistente social e psicóloga, bem como, contam com orientação jurídica. O acompanhamento é realizado por meio de atendimentos individualizados, visita domiciliar e grupos (suspensos agora devido a pandemia). O objetivo é o empoderamento das mulheres por meio de espaços de reflexão e conhecimento dos seus direitos, permitindo assim com que ela ressignifique a violência sofrida e trace novos planos para sua vida. O CIAM conta com oficinas temáticas, artesanato e cursos profissionalizantes, visando o pleno desenvolvimento das mulheres atendidas. Essas atividades estão suspensas devido à pandemia.Na maioria dos casos os agressores são os próprios companheiros das mulheres.
Orientações por telefone também continuam sendo fornecidas para mulheres do grupo de risco ou que não desejam ir até o local.
A denúncia anônima pode ser feita pelo disque 180 ou disque 100.
O CIAM funciona das 08h00 às 17h00.
Para agendar um atendimento a mulher pode ir diretamente ao local ou entrar em contato por telefone.
CIAM 38839908
Av Cuiabá, 400 – Indaiá
Viver sem violência é um direito de todos.
Giselle Silva. Coordenadora CIAM.
Na foto a psicóloga Patrícia Amaral e assistente social Cristiane Prado.