Um dos pilares do programa de governo do prefeito Aguilar Junior, a rede municipal de Saúde de Caraguatatuba comemora a entrega de quatro novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além do crescimento de 44,59% de profissionais que trabalham na Atenção Básica, que passaram de 296 para 428 em três anos e meio de governo.
Nesse período, foram entregues novas UBS no Jetuba, Sumaré, Perequê-Mirim (UBS “Ademir Reis”) e no Rio do Ouro. As equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) subiram de 23 para 29. Além da inauguração do Centro de Atendimento à Comunidade “Bernardete dos Santos Reis”, no bairro Poço da Anta, com dois consultórios médicos para atendimento de pacientes da comunidade.
Em 2017, o município tinha 146 Agentes Comunitários de Saúde e hoje tem 185, um crescimento de 26,71%. O número de médicos subiu de 23 para 26 (13,04%); os médicos do Programa Mais Médicos, de cinco para sete (40%); enfermeiros, de 33 para 44 (33,33%); Auxiliares de Enfermagem, de 46 para 69 (50%); Auxiliares Administrativos, de 23 para 59 (156,52%); dentista, de 10 para 17 (70%); e Auxiliar Bucal, de 10 para 17 (70%).
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destaca que a descentralização dos serviços da saúde proporciona mais qualidade no serviço prestado à população. “Investir em saúde é salvar vidas”, ressalta.
Nesse sentido, a administração investe na construção de mais uma UBS no Balneário dos Golfinhos. A obra deve ser entregue até o final deste ano e vai aliviar a sobrecarga da UBS do Morro do Algodão. Essa unidade beneficiará os moradores do Jardim das Palmeiras, Golfinhos, Recanto do Sol, Pontal Santamarina e Jardim Britânia.
Além disso, a Prefeitura também investiu na reforma e ampliação das UBS do Jaraguazinho, Morro do Algodão, Perequê-Mirim (UBS “José Maurício Borges”) e Porto Novo. E ainda em reforma estão as Unidades Casa Branca, Massaguaçu e Tinga, como objetivo de proporcionar maior conforto aos profissionais que ali trabalham e às comunidades atendidas.