Desde março, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, está com uma abordagem diferenciada junto à população adulta em situação de rua, por causa da pandemia do novo coronavírus.
As equipes estão circulando pela cidade e oferecendo aos abordados, acolhimento na Casa do Caminho, entidade conveniada com a Prefeitura, no bairro do Porto Novo. Lá as pessoas recebem alimentação completa, higienização e acompanhamento médico e orientações para se prevenir da doença. Foram testadas 50 pessoas que passaram pela instituição.
Profissionais da Secretaria de Saúde também fizeram esse teste em 48 pessoas, na Restitui – Comunidade Terapêutica, no Cantagalo; em 55 internos, da Comunidade Terapêutica Luz do Caminho, no Pegorelli; e em 22 atendidos na Comunidade Católica Divina Providência, no Rio do Ouro, entidades que atendem pessoas em situação de dependência química (álcool e drogas) ou vulnerabilidade social.
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar, deve entrar em contato com as equipes da Casa do Caminho ou do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) que tomarão as devidas providências. Os telefones são: (12) 3887-6287 ou (12) 3882-5236.