A WSL cancela o campeonato de 2020
Com a saúde e a segurança de atletas, fãs, funcionários e comunidades locais permanecendo como prioridades da organização, e considerando os desafios das viagens internacionais atualmente, a WSL cancelou oficialmente a temporada 2020 do CT e da Qualifying Series (QS).
“Após cuidadosa consideração e extensas discussões com as principais partes interessadas, tomamos a decisão de cancelar as temporadas do Championship Tour e Qualifying Series de 2020 devido à pandemia COVID-19”, disse o CEO da WSL, Erik Logan, em um vídeo divulgado hoje nos canais WSL. “Embora acreditemos firmemente que o surfe está entre os esportes mais adequados para que a competição seja realizada com segurança durante a era do COVID não resolvido, temos um enorme respeito pelas preocupações contínuas de muitos em nossa comunidade, à medida que o mundo trabalha para resolver isso.”
A turnê de 2021 começará em novembro de 2020 em Maui, Havaí para as mulheres e em dezembro de 2020 em Oahu, Havaí para os homens, sujeito à aprovação do Estado do Havaí e agências governamentais locais, bem como protocolos eficazes que permitem viagens internacionais seguras. A temporada 2021 do CT terminará com ‘The WSL Finals’, um novo evento de título mundial de um dia em setembro de 2021.
Novo formato de turnê do campeonato para 2021 e além
O WSL Championship Tour 2021 verá as principais mudanças de formato:
- ‘As Finais da WSL’: Os títulos mundiais masculino e feminino serão decididos em um único dia de evento, ‘The WSL Finals’. As cinco melhores mulheres e os cinco melhores homens após a temporada de CT de 10 eventos lutarão por seus respectivos títulos em um novo formato de surf-off em uma das melhores ondas do mundo
- Número igual de eventos de tomografia feminina e masculina: O CT de 2021 incluirá 10 eventos cada para as mulheres e para os homens, igual número de eventos pela primeira vez na história, com as mulheres se juntando aos homens para surfar em Teahupo’o, taiti, uma das ondas mais icônicas e exigentes do mundo, pela primeira vez desde 2006.
- Sazonalidade do passeio: Além do redesenho do CT, o cronograma será atualizado para criar temporadas distintas entre o CT e a Série C challenger (CS). A partir de 2021, o CS funcionará de agosto a dezembro. O QS vai até o final de junho de 2021 e determinar quem se classificou para o Challenger Series. Os pontos dos eventos QS que foram concluídos em 2020 serão realizados até 2021. Para obter informações sobre a Série qualificatória e a Série Challenger, consulte a página de perguntas frequentes do competidor.
Essa evolução tem sido parte de uma discussão de vários anos, e o design final é uma colaboração entre os atletas, parceiros e a WSL.
“Estou muito animado com essas mudanças de novo formato”, disse o bicampeão da WSL Tyler Wright. “Como alguém que passou muito tempo fora com lesões e no sofá nos últimos anos como espectador profissional, sinto que a mudança é boa e necessária. Ter o Taiti de volta na programação será interessante e desafiador. Levaremos alguns anos para nos posicionarmos. No entanto, com a próxima geração de mulheres fortes e talentosas chegando, acho que em breve teremos especialistas no Taiti.”
“O formato da WSL, a linha do tempo e as atualizações de localização farão uma turnê muito emocionante e intensa em 2021 e uma perseguição ao título mundial”, disse o bicampeão da WSL John Florence. “É ótimo fazer parte da WSL, especialmente à medida que evoluímos e nos adaptamos a novos desafios. Estou ansioso para competir nesta nova era.”
Temporada do Campeonato de 2021*:
*Todos os eventos e datas sujeitos a alterações devido às restrições relacionadas ao COVID-19 aplicáveis, incluindo restrições globais de viagem.
- Shiseido Maui Pro apresentado por ROXY: Maui, Havaí | 25 de novembro – 6 de dezembro de 2020
- Billabong Pipe Masters: Oahu, Havaí | 8 a 20 de dezembro de 2020
- MEO Pro Portugal: Peniche, Portugal | 18 a 28 de fevereiro de 2021
- Corona Open Gold Coast apresentado por Billabong: Queensland, Austrália | 18 a 28 de março de 2021
- Rip Curl Pro Bells Beach: Victoria, Austrália | 1 a 11 de abril de 2021
- Margaret River Pro: Austrália Ocidental, Austrália | 16 a 26 de abril de 2021
- Oi Rio Pro apresentado por Corona: Saquarema, Brasil | 20 de maio a 29 de maio de 2021
- Surf Ranch Pro: Califórnia, EUA | 10 a 13 de junho de 2021
- Quiksilver Pro G-Land: Indonésia | 20 a 29 de junho de 2021
- Corona Open J-Bay: África do Sul | 4 a 13 de julho de 2021
- Outerknown Taiti Pro: Teahupo’o, Taiti | 16 a 25 de agosto de 2021
- Finais da WSL: Localização TBD | 8 a 16 de setembro de 2021
As melhorias para o CT de 2021 começaram com o calendário das Finais da WSL, causando ajustes subsequentes em algumas localizações do Tour. Devido ao melhor momento de onda, o Championship Tour não incluirá mais Hossegor. No entanto, a WSL, em estreita parceria com Quiksilver e ROXY, está comprometida com a região e espera sediar um importante evento da Challenger Series na França em 2021.
Introdução do corte no meio da temporada em 2022
Além das mudanças para 2021, um corte no meio da temporada será introduzido para o CT na temporada de 2022. Ao reduzir os campos masculino e feminino de 36 e 18 para 24 e 12, respectivamente no meio da temporada, os eventos podem correr dentro dos ciclos de ondas mais ideais em locais como G-Land e J-Bay, bem como garantir que as estrelas do esporte se encontrem frente a frente com mais frequência. Dado os desafios em torno do COVID-19 e o ano de transição em 2021, o corte não será implementado até a temporada de 2022, o que significa que todas as classificatórias para a temporada 2020 do CT poderão surfar uma temporada completa quando a competição retornar ainda este ano.
Mais informações sobre o status dos outros passeios da WSL – incluindo a Challenger Series, Qualifying Series, Big Wave, Longboard, Pro Junior – serão disponibilizadas nas páginas do evento na WorldSurfLeague.com.
Contagem regressiva da WSL: Eventos especiais a serem realizados nos EUA, Austrália e Europa
Para levar o surf competitivo de classe mundial aos fãs durante um período de viagens internacionais restritas, a WSL sediará uma série de eventos regionais de exibição de pré-temporada com surfistas de CT nos EUA, Austrália, França e Portugal chamado WSL Countdown.
Nos EUA, o Surf Ranch sediará o Rumble at the Ranch, um evento especial de formato de equipe de gênero misto em agosto. Na Austrália, o Grand Slam australiano contará com eventos de missão de greve na Costa do Ouro e no Rio Margaret durante os meses de setembro e outubro. Na França e em Portugal, a Eurocopa de Surf contará com estrelas regionais do CT no final de setembro e início de outubro.
Os rigorosos procedimentos de saúde e segurança da WSL para esses eventos locais, que foram desenvolvidos por meio de consulta com autoridades de saúde pública, locais e estaduais, foram informados por diretrizes estabelecidas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, Organização Mundial da Saúde e práticas recomendadas emergentes estabelecidas por outras ligas esportivas e eventos esportivos ao vivo somente por transmissão.
Esses eventos de pré-temporada utilizarão uma variedade de formatos, e contarão com alguns dos melhores surfistas do mundo. Todos os eventos serão transmitidos em WorldSurfLeague.com. Mais detalhes sobre a contagem regressiva da WSL estarão disponíveis em breve.