Os golpes online já viraram motivo de dor de cabeça para muita gente, inclusive em Caraguatatuba. Sejam boletos falsos ou e-mails informando que o cartão de crédito foi clonado, os criminosos agora utilizam aplicativo de mensagens para enganar as vítimas.
Segundo o diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, de junho a setembro deste ano o órgão recebeu cerca de 20 denúncias sobre falsos boletos.
“O consumidores devem evitar fazer qualquer tipo de transação pelas redes sociais, não devem abrir e-mails de cobrança que sejam suspeitos ou tenham um link para baixar o arquivo”, alerta.
Orientações
Aliex orienta que ao fazer uma busca por produtos de forma online, o consumidor deve ficar atento a anúncios duvidosos, cujo preço do produto esteja muito abaixo do anunciado por outros sites.
Caso a dúvida persista, o comprador pode verificar a reputação da empresa no site Reclame Aqui. Além disso, devem desconfiar se receberem uma ligação ou mensagem de alguém oferecendo o produto que ele buscou anteriormente.
Para evitar os golpes de clonagem de WhatsApp o indicado é ativar a verificação de duas etapas no aplicativo e nunca passar o código para desconhecidos.
Outra orientação do Procon é que as compras online sejam feitas preferencialmente por cartão de crédito, pois se o consumidor identificar que caiu em um golpe é possível contestar a compra, já com o boleto bancário isto não é possível.
Se receber um boleto de pessoas desconhecidas, o consumidor pode procurar o Procon para verificar a veracidade do documento.
Serviço
Procon de Caraguatatuba
Atendimentos via e-mail: procon@caraguatatuba.sp.gov.br
Telefone: (12) 39878282
Endereço: Avenida Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro.
Horário de atendimento: Das 09h às 14h – de segunda à sexta