O atual prefeito de Caraguatatuba e candidato à reeleição, Aguilar Junior (MDB), aproveitou a oportunidade do debate realizado na noite de quarta-feira (21/10), pela ISTV, para apresentar suas propostas para os milhares de telespectadores e internautas que acompanharam o encontro.
Ele foi o mais solicitado entre os nove participantes e mesmo sendo atacado por seus concorrentes, Aguilar Junior conseguiu apresentar ao público suas principais propostas nas áreas da Saúde, Educação, Obras, Regularização Fundiária, Administração Pública, Covid-19, Segurança, Drenagem e Pavimentação.
“Fizemos uma primeira gestão humanizada, pensando no munícipe e levamos muitos programas para a população, entre eles, o Pró-Mulher que já atendeu 35 mil mulheres nesses últimos anos, aumentamos o número de leitos da Casa de Saúde Stella Maris, entregamos as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Norte e Sul e isso foi uma das nossas prioridades”, disse ao responder pergunta do morador Jeferson Monteiro sobre a saúde.
Ele ainda destacou que há muito mais a ser feito como a implantação do Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Região Sul, Hospital Municipal, Hospital Infantil, aumento das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESFs).
Em relação à Educação e o que se deve fazer no próximo ano em relação à retomada das aulas caso ainda persista a pandemia da Covid-19, Aguilar Junior disse entender ser esse um grande desafio de qualquer gestor. “Tenho planos para a retomada das aulas e agradeço todos os professores pelo trabalho e esforço durante a pandemia por meio do trabalho remoto”.
Destacou, ainda, os números do IDEB, que foram os melhores de todos os tempos e o melhor do Litoral Norte. “Isso é fruto do investimento público e, principalmente, trabalho dos educadores”.
Na área da Segurança, o atual prefeito e candidato destacou a criação da Guarda Civil Municipal (GCM) que vai atuar junto com outras forças de segurança ligadas à Central de Operações Integradas (COI), com câmeras de monitoramento pela cidade e a implantação da Companhia da Força Tática. Destacou o investimento na Atividade Delegada, que passou de 16 para 26 policiais/dia e que recebeu mais veículos de apoio.
Um dos programas que mais atendeu a população, a regularização fundiária, terá continuidade na segunda gestão de Aguilar Junior com a entrega de mais de 10 mil títulos de propriedade. “Os processos estão encaminhados e milhares de famílias serão beneficiadas com direito a ter a sua casa”.
Um dos locais lembrado pelo atual prefeito foi o Recanto Vanja, que fica próximo ao bairro Gaivotas. “O local estava congelado há anos e não tinha água e luz. Conseguimos descongelar. O próximo passo é fazer a regularização fundiária para 515 famílias, que terão direito a água e luz”, antecipou.
Em relação à drenagem contra enchentes, Aguilar Junior destacou os investimentos de mais R$ 30 milhões em obras que beneficiaram os moradores dos bairros do Perequê-Mirim a Tabatinga. Destaques para os bairros do Perequê, Barranco Alto, Morro do Algodão, Poiares, Tinga.
A valorização do servidor municipal foi outro ponto abordado pelo prefeito Aguilar Junior, de benefícios como o fornecimento do Vale Refeição, progressão para os servidores e professores, a devolução da falta abonada, direitos retirados pela gestão anterior. Também observou que devido à pandemia da Covid-19, o município perdeu cerca de R$ 67 milhões do orçamento e mesmo assim manteve os salários e benefícios dos servidores em dia, pagamento de fornecedores.
Para sua segunda gestão, o prefeito Aguilar Junior destaca a implantação de mais de 15 quilômetros de ciclovias do trevo de entrada da cidade à divisa na região sul e em direção ao norte ao bairro Casa Branca. Infraestrutura que terá muito mais que asfalto, mas drenagem e acessos às ruas dos bairros.
Quanto às ações enfrentadas durante a pandemia em benefício da população, ele apontou a entrega de mais de 20 mil cestas básicas pela Prefeitura e Governo do Estado, por meio de parcerias. “Eu enfrentei a pandemia, fui pra linha de frente. Não fiquei só no microfone, fazendo live. Enfrentei mesmo, acompanhando todo o trabalho dos profissionais envolvidos e dando apoio à população que estava internada”.
Ele reforçou que “nenhum cidadão de Caraguatatuba ou de outra cidade ficou sem médico durante a pandemia. Fui para a linha de frente, fui ao Judiciário para tentar fechar a serra e realizar barreiras sanitárias”.
“Eu sou o prefeito que assume compromisso e cumpri 90% do meu Plano de Governo. Aumentei as UPAS, UBS, fiz creches e escolas, criei a regularização fundiária e entreguei 2 mil títulos. Valorizei o servidor público. Peço a vocês a oportunidade de continuar trabalhando”.