A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite continua até o dia 30 de novembro em Caraguatatuba e já imunizou 3.675 crianças, de um ano até cinco anos de idade, contra a paralisia infantil. O total representa 59,48% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%, ou seja, 6.179 crianças.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), até esta quinta-feira (26) foram aplicadas 1.087 doses em crianças de um ano; 881 em crianças de dois anos; 865 em crianças de três anos; 851 em crianças de quatro anos de idade.
A Campanha de Multivacinação, que é destinada a crianças e adolescentes, menores de 15 anos, também segue até o dia 30 deste mês. O objetivo é a verificação da situação vacinal e a atualização da carteirinha de vacinas, de acordo com o Calendário de Vacinas do Ministério da Saúde.
Segundo a VE, 1.469 crianças menores de um ano a quatro anos de idade foram levadas aos postos de saúde para a verificação. Desse total, 1.194 precisaram receber algum tipo de vacina.
O número de crianças e adolescentes, de cinco a quatorze anos, que compareceram a vacinação foi de 2.006. Dessas, apenas 1.032 receberam vacinação.
Para quem esta com a carteirinha de vacinas desatualizada a campanha de Multivacinação é ideal já que, segundo o Ministério da Saúde, existem 19 tipos diferentes de vacinas que protegem contra mais de 20 doenças.
A imunização deve começar ainda quando recém-nascido com as vacinas BCG, que previne a criança da tuberculose, principalmente a miliar, e da meningite, além da vacina contra hepatite B.
Ainda existem as vacinas penta, que imuniza as crianças contra difteria, tétano e coqueluche, hepatite B, meningite e infecções por Haemophilus Influenzae B, e a tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola.
Outras vacinas também são importantes para prevenir doenças, como varicela, rotavirose, febre amarela, doença pneumocócica, HPV (Papilomavírus Humano).
Sarampo para adultos
Além das crianças e dos adolescentes, a Prefeitura de Caraguatatuba continua empenhada em vacinar os adultos de 20 a 49 anos contra o sarampo, mesmo aquele que já tenham tomado uma dose da vacina. Nessa faixa etária, o correto é que cada pessoa tenha tomado duas doses da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba.
Segundo a última atualização da VE, até esta quinta-feira (26), 1.153 adultos já se imunizaram com a tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola.