.
O ano de 2021 já começa com boas notícias na região do Litoral Norte Paulista. O motivo é que o Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizou a soltura de três aves marinhas da espécie Fragata, ou Tesourão (Fregata magnificens) para seu ambiente natural.
.
As aves foram resgatadas pelas equipes do PMP-BS do Instituto Argonauta em Caraguatatuba e Ubatuba.
.
As três fragatas receberam tratamento com antibiótico e nutrição adequada para cada caso. Com o passar dos dias, e a partir da melhora no quadro de saúde, foram atestadas como aptas para soltura. Uma delas foi liberada no dia 6 de janeiro, e as outras duas aves foram devolvidas ao seu ambiente natural no dia seguinte, 7 de janeiro.
.
Confira a matéria completa acessando o link https://bit.ly/3nHOXdw
.
Confira o vídeo das solturas, clicando no link a seguir: https://youtu.be/zykV5eNeHKE
.
Sobre o PMP-BS
O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
.
O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.
Para maiores informações consulte: www.comunicabaciadesantos.com.br