.
O Instituto Argonauta realizou na manhã de quarta-feira, dia 27 de janeiro, no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a soltura de um jovem Atobá-marrom (Sula leucogaster) na praia Perequê-Açu, em Ubatuba.
.
O Atobá havia sido resgatado pela equipe PMP-BS do Instituto Argonauta no dia 12 de janeiro, na praia do Jabaquara em Ilhabela, e foi encaminhado para avaliação dos técnicos da Unidade de Estabilização em São Sebastião. Na Unidade, os profissionais identificaram uma pequena lesão em uma de suas asas.
.
Dois dias depois, ele foi transferido para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba (CRD) do Instituto Argonauta, onde uma radiografia revelou que, felizmente, não havia lesões graves em sua asa ferida. A ave recebeu todos os cuidados especiais dos técnicos desde o início do resgate e, como apresentou uma melhora expressiva, foi realizado um treino de voo que resultou em sua soltura! 🙌🏼
.
Atobás-marrons são comuns na costa brasileira, principalmente na região sudeste e aqui no Litoral Norte de São Paulo se reproduzem no Arquipélago de Alcatrazes. Capturam suas presas mediante mergulhos rasos e vivem cerca de 25 anos, atingindo maturidade sexual em torno de três anos. Sua envergadura chega a 1,55m e sua altura 85 cm. Pesa em torno de 1,5kg.
.
Os atobás viajam longas distâncias para se alimentar. Mergulham até 15 metros para capturar a presa e assim que chegam perto da água colocam as asas para trás para aumentar a velocidade. Às vezes, a velocidade é tão alta que alguns animais, quando não conseguem mergulhar corretamente, se machucam, podendo até causar fraturas nas asas. Presidente do Instituto Argonauta, o oceanógrafo Hugo Gallo Neto explica que essa é uma causa natural do aparecimento de animais enfermos desta espécie nas praias. “É comum acontecer de encontrar os animais com asas fraturadas por causa do mergulho”, frisou. Ele ainda atenta para a velocidade que algumas espécies de atobá conseguem atingir em mergulho, chegando à marca dos 110km/h. “Eles são alguns dos melhores pescadores que existem no mar”, completou Hugo.
https://www.instagram.com/p/CKoi4sWDTfI/?igshid=1lx1im8aw2bir