O empresário Francisco Novais, de Ubatuba, doou à Casa de Saúde Stella Maris, duas máscaras modelo Snorkel Full Face, para serem utilizadas como máscaras de CPAP (Continuous Positive Airway Pressure ou Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas), no atendimento aos pacientes internados com o novo coronavírus.
Novais foi vítima da doença e ficou 26 dias hospitalizado com passagem, inclusive, pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre agosto e setembro do ano passado. Ele utilizou esse equipamento e não precisou ser intubado.
O objetivo primordial do uso das máscaras de mergulho adaptadas é o de retardar, ou até mesmo evitar, a intubação orotraqueal dos pacientes com Covid-19 em insuficiência ventilatória, já que, segundo estudos científicos, o procedimento, apesar de necessário em alguns casos, aumenta o risco do paciente falecer.
A máscara de mergulho cobre e tem uma boa vedação do rosto todo. Com o adaptador, é possível instalar um filtro, que evita a propagação de bactérias e vírus para que o ar expelido não saia contaminado. Esse aparato se tornou um aliado no combate ao Coronavírus e na recuperação dos pacientes, uma vez que impede a propagação do vírus e também evita a intubação.
“No período que estive internado na Santa Casa usei essa máscara, que me ajudou muito em minha recuperação. Com o aumento das internações vi que um número maior deste equipamento podia colaborar na recuperação de outros pacientes”, declarou Francisco Novais.
A esposa, Maria Luíza Vieira, foi a responsável pela entrega ao hospital. “A Casa de Saúde Stela Maris é muito importante para Caraguatatuba e, principalmente, para mim. Foi aqui que minha filha veio ao mundo, foi aqui que meus netos nasceram e foi aqui que meu grande amor se recuperou de uma doença que mata muitos, principalmente nas condições de saúde que ele tinha. Toda ajuda à instituição hospitalar, não é para uma só pessoa, é para toda a cidade”.
O gerente assistencial da Casa de Saúde Stella Maris, Silvio Rabelo, agradeceu a doação. “Neste momento tão difícil que atravessamos, todo tipo de apoio é bem vindo”, afirmou.