O Fundo Social de Caraguatatuba retorna neste mês de fevereiro com os encontros de orientação e acolhimento às gestantes do município. Devido à pandemia da Covid-19, o projeto ‘Atender’ teve que suspender as reuniões, mas foi reajustado para atender as mães com todos os protocolos de segurança.
As gestantes, a partir do 5º mês de gestação poderão se inscrever para participar do ciclo de palestras e ao final, tendo participado de todos os encontros, receberão o kit maternidade, composto por roupas infantis novas, fraldas e mimos, para uso do bebê.
As futuras mamães que quiserem participar do projeto devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do seu bairro para uma avaliação com assistente social. Após atendimento será feito um encaminhamento ao Fundo Social.
O projeto terá início no dia 26 de fevereiro, sendo realizado na última sexta-feira do mês, durante quatro meses. Será ofertado um ciclo de quatro palestras sobre variados temas, como amamentação, vínculos afetivos, primeiros mil dias do bebê e pensando no futuro. O projeto é realizado em parceria com as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania e a Pastoral da Criança.
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, conta que é uma alegria poder retomar este trabalho, que tanto contribui com as futuras mamães, principalmente aquelas de primeira viagem. “É uma forma de estarmos próximas e sanar todas as dúvidas, além de orientá-las nesta fase tão linda da mulher”, disse.
O Fundo Social está localizado na Rua José Damazo dos Santos, n° 39 – Centro. Mais informações no telefone (12) 3897-5656.