Neste contexto, o maior número registrado é o de som abusivo na faixa de areia, sendo 11.031 dos casos, o que representa 22,44% do total de ocorrências
Guarujá encerra a Operação Verão de fiscalização com pouco mais de 49 mil abordagens no período entre 19 de dezembro até o último dia 14. Neste contexto, o maior número registrado é o de som abusivo na faixa de areia, sendo 11.031 dos casos, o que representa 22,44% do total de ocorrências, seguido pelo desmonte de tendas, com 2.192 orientações (4,46%) e 1.824 proibições de animais na faixa arenosa (3,71%).
A Operação Verão atuou, também, em outras irregularidades ao longo das praias, como na demarcação de carrinhos de lanches, paralisação de churrascos e de atividades esportivas em horários não permitidos, além de também orientar banhistas e ambulantes, por meio de distribuição de panfletos. No período, foram entregues mais de 22.500 panfletos informativos sobre os decretos municipais e outras ações do Município.
Ambulantes irregulares também estiveram na mira da fiscalização. Pelo menos 437 foram retirados das praias da Cidade. Os fiscais vistoriaram a respeito de alvarás de funcionamento, orientações quanto à padronização dos toldos e vistorias às feiras de artesanato.
Além do ordenamento diário das praias, os fiscais também realizaram vistorias relativas às normas de combate à covid-19, com orientações a respeito do uso de máscaras, distanciamento e uso de álcool em gel.
Entre os feriados de Natal e Ano Novo foram implantadas barreiras sanitárias nas entradas da Cidade, com recomendações sanitárias e aferição de temperatura dos ocupantes dos veículos. Passaram pelas barreiras 9.100 veículos.
A Operação Verão de Fiscalização 2020/2021 contou com um efetivo de 185 agentes, entre fiscais municipais, guardas civis municipais, agentes de saúde, policiais militares e apoio logístico de várias secretarias municipais, fator essencial para os bons resultados apresentados.
“A administração municipal vem se superando a cada ano, atendendo cada vez mais a população e aos turistas. A novidade deste ano foi o apoio das equipes de diversas secretarias que deram um ‘plus’ inimaginável. Estão todos de parabéns”, declara o diretor de Operações Especiais e Fiscalização de Taxas.