Uma equipe de profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedsc), Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), Casa do Caminho (Centro de Recuperação Humana Renascer) e da Polícia Militar percorreram alguns pontos estratégicos da cidade para aconselhar pessoa em situação de rua.
O objetivo da ação foi o de orientar sobre a manutenção da limpeza dos espaços públicos, distribuição de máscaras, o fornecimento de passagem para retorno à cidade de origem, encaminhamento para as Casas Transitórias (onde é fornecida alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizadas tentativas de reintegração à sociedade), acompanhamento técnico pelo CREAS, encaminhamentos para internação (dependência química) e ainda a regularização de documentos e benefícios.
Entre os lugares visitados estão a Praça Rádio-Amador Thomaz Camanis Filho, na Avenida Miguel Varlez, no bairro Jardim Primavera; o viaduto das obras do Contorno, ao lado da Rodoviária, no bairro Jardim Jaqueira; o viaduto inacabado entre os bairros Martim de Sá e Cidade Jardim; e o pátio do prédio da antiga Telefônica, no Centro.
De acordo com a assistente social, Janaína Murakawa, presente na ação, das 16 pessoas abordadas, apenas quatro concordaram em ir para a Casa do Caminho, abrigo transitório.
“Não enfrentamos hostilidade durante as abordagens. Muitos ajudaram os funcionários da Sesep a limpar a área ocupada. Aos que não quiseram ir para a casa transitória, foram distribuídas máscaras de proteção, orientação sobre higiene pessoal e informações sobre o combate ao novo coronavírus”, disse Murakawa.
Segundo a assistente social, a maioria das pessoas abordadas é de municípios vizinhos ou de outros estados (RJ e MG). “Essa ação será realizada a cada semana”, declarou.
Como ajudar de maneira correta?
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar, pelo 190.
Serviço:
Casa Transitória Casa do Caminho – Rua: Banco Itaú, 201, Porto Novo. Telefone: (12) 3887-6287
CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Rua: Senador Feijó, 165,Jardim Aruan.Telefone: (12) 3882-5236