Velejador palestrará no encontro, que ocorre na segunda-feira, 22
O velejador Vilfredo Schürmann palestrará no evento “Água: as conexões da vida e do mundo”, no dia 22 de março, segunda-feira, às 18h30, no ambiente virtual. O encontro, realizado em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), debaterá as problemáticas, boas práticas, responsabilidades individuais e coletivas sobre a água. Além disto, abordará discussões referentes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Década do Oceano.
A programação ainda contempla um debate sobre “A saúde humana, o autocuidado e os reflexos na saúde da água”, mediado por Camila Burigo Marin, coordenadora do projeto de extensão Água Viva; diálogos sobre “A Década do Oceano e você”, com a coordenadora do Programa Maré de Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e corresponsável pelas oficinas subnacionais da Década do Oceano; “A importância do tratamento de água e esgoto na saúde das águas”, apresentado pela Conasa; “Hábitos humanos e o reflexo na saúde das águas”, com a professora Katia Naomi Kuroshima; “Não existe fora!”, com a docente Rafaela Picolotto; “Como cuidar da saúde bucal sem se descuidar da saúde das águas?”, ministrado por Juliana Reis, presidente da Regional de Minas Gerais da Associação Brasileira de Odontopediatria; “Remédio ou veneno? O uso e o descarte conscientes de medicamento”, com Maíra Bicca, farmacologista na Johns Hopkins University – USA.
O Simpósio, organizado pelo projeto de extensão Água Viva e pela empresa Çonasa, tem parceria com a coordenação dos cursos de Oceanografia e Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Para se inscrever gratuitamente no evento e receber certificado é preciso acessar este link: https://www.univali.br/eventos/meio-ambiente/Paginas/evento4452.aspx. Mas, o evento terá transmissão livre no canal do Youtube da Univali: youtube.com/univalivideos.
Sobre o palestrante:
Vilfredo Schürmann é economista graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e trocou, aos 35 anos de idade, a vida em terra firme pela navegação. Capitão das expedições da Família Schürmann, liderou e coordenou as duas expedições de volta ao mundo no mar e foi condecorado com a Medalha do Mérito Naval da Marinha do Brasil, em junho de 2012. Schurmann também foi produtor do documentário “Em Busca do Sonho”, da série “Magalhães Global Adventure”, para a Rede Globo de Televisão, e do longa-metragem “O Mundo em Duas Voltas”. Ao longo dos anos, passou a atuar cada vez mais voltado para a educação ambiental e sustentabilidade.
Mais informações: milaoceano@gmail.com, com a professora e coordenadora do Projeto de extensão Água Viva, Camila Burigo Marin.