O Fundo Social de Caraguatatuba retomou na última sexta-feira (26/2), o primeiro encontro de orientação e acolhimento do projeto ‘Atender’, para 15 gestantes do município. A atividade ocorreu na Videoteca Lúcio Braun, no Centro.
A primeira palestra teve como tema ‘Vínculo Afetivo’, ministrada pela coordenadora do Programa Criança Feliz, Lívia Bachiega Yamamura Catarina, sempre com objetivo de acolher e ajudar as mães e os bebês neste momento tão importante.
O projeto é realizado na última sexta-feira do mês, durante quatro meses, com um ciclo de quatro palestras sobre variados temas, como amamentação, vínculos afetivos, primeiros mil dias do bebê e pensando no futuro. Ao final dos encontros, o Fundo Social presenteia as gestantes com um kit enxoval.
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, esteve presente no primeiro encontro e destacou que, mais que ofertar o kit, a ideia do projeto é receber e preparar as futuras mães para este momento tão especial na vida da mulher. “Nosso objetivo é oferecer acolhimento para que após o nascimento, ela e a criança tenham os melhores cuidados”, destacou.
As futuras mamães que quiserem participar do projeto devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do seu bairro para uma avaliação com assistente social, a partir o 5º mês de gestação. Após atendimento, será feito um encaminhamento ao Fundo Social.
O Fundo Social destaca que com a retomada, os encontros ficaram mais distanciados, sendo uma vez por mês, mas este novo processo, não diminui a necessidade de participar dos quatro encontros, para ter o direito ao kit maternidade.
O projeto é realizado em parceria com as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania e a Pastoral da Criança.
O Fundo Social está localizado na Rua José Damazo dos Santos, n° 39 – Centro. Mais informações no telefone (12) 3897-5656.