O Ministério da Saúde está incentivando a população a baixar o Conecte SUS, aplicativo (app), que registra a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e também facilita o monitoramento da vacinação contra a Covid-19 no país.
Por exemplo, assim que receber vacina contra o novo coronavírus, quem for cadastrado no sistema vai ter a dose registrada no Conecte SUS. O usuário poderá consultar o tipo de vacina recebida, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada. A partir daí, o cidadão e o profissional de saúde também saberão o dia exato de aplicação de uma possível segunda dose. Esse mapeamento também vai evitar que uma pessoa tome doses de laboratórios diferentes.
O Cartão SUS Digital permite ainda que os brasileiros consultem todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada, não só a da Covid-19, deixando para trás as antigas carteirinhas de vacinação de papel, que podem sofrer rasuras ou até serem perdidas com o tempo.
Também disponibiliza outras ferramentas como o controle da aferição de pressão e medição de glicemia. Uma vez que o usuário preencha os dados, o aplicativo mostrará os últimos registros de pressão máxima e mínima e também a evolução das taxas de glicemia. O usuário também poderá informar se tem algum tipo de alergia, se faz uso contínuo de medicamentos, adicionar contatos de emergência. Também permite o acompanhamento da fila para transplantes no Sistema Único de Saúde; marcação de consultas no SUS, entre outras funções.
Para fazer o cadastro no Conecte SUS basta entrar na loja de aplicativos do celular ou tablet e fazer o download de forma gratuita. O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet, através do site
https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home
O Ministério da Saúde esclarece que não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado contra a Covid-19.