A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (16), a visita do secretário de Meio Ambiente de Ilhabela, Xico Graziano, que interessado nos projetos de gerenciamento de resíduos sólidos da cidade, procurou o município para trocar experiências e ideias.
O encontro foi conduzido pela secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Tatiana Soares Scian, que organizou uma reunião, com o secretário e sua equipe, para apresentar os projetos já implantados na cidade, como a Coleta Seletiva e os Ecopontos.
O secretário também visitou os três Ecopontos da cidade, nos bairros Massaguaçu, Martim de Sá e Golfinhos. Segundo ele, a Prefeitura de Ilhabela tem interesse em implantar um sistema semelhante e o município de Caraguatatuba, é referência na região.
“Gostei bastante de conhecer os espaços e aproveitar a experiência de Caraguatatuba para pensar em uma estratégia semelhante para Ilhabela. Conhecer a estrutura física e sua operação, foi muito importante para entender e criar o projeto”, disse Xico Graziano.
Nas visitas foi possível acompanhar de perto, o funcionamento do local e toda logística de recebimento e separação dos materiais. Os visitantes também conheceram o espaço onde é instalado o transbordo municipal.
A secretária de Caraguatatuba, Tatiana, explicou que mesmo com toda estrutura ofertada, a taxa de reaproveitamento do município, ainda é baixa. “Temos ainda um longo caminho pela frente, mas o primeiro passo, já fizemos, que é implantar. Agora cabe reforçar a educação ambiental da população e fazê-los entender, que quem ganha com isso é o meio ambiente, com a redução da poluição ambiental”, disse.
Participaram da visita também, a coordenadora do aterro municipal de Ilhabela, Ana Lucia dos Reis Silva e a funcionária da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela, Taiane Garcez.