A comissão formada para revisão do Plano Diretor do Turismo (PDTur), de Caraguatatuba, deu início na quinta-feira (22) aos trabalhos de atualização. Este plano é um norteamento do que o trade busca para o turismo nos próximos anos.
A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, explica que a cada dois anos há necessidade de que seja refeito o Plano de Ação e a cada três anos a revisão do PDTur, instituído em 22 de março de 2018. “Precisamos rever o inventário, fazer pesquisa de demanda, propositura de uma atrativo de exclusivo interesse turístico”.
Junto com integrantes do poder público – Secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, participam da comissão de revisão representes da iniciativa privada como o Conselho Municipal de Turismo, Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Associação de Hotéis e Pousadas, e Associação de Quiosques de Caraguatatuba.
Os representantes das entidades foram orientados a buscar junto aos seus setores sugestões ou medidas que queiram propor para o desenvolvimento do Turismo na cidade. “Eles foram convidados para que passemos a importância dessa revisão, o seu significado para que eles passem a suas perspectivas para o turismo nos próximo dois anos”.
A participação da população também será muito importante para discutir as prioridades para o setor. Conforme a secretária de Turismo, o material para consulta pública ficará aberto 60 dias para que a população possa indicar o que entende ser de interesse do turismo para o desenvolvimento da atividade. “Vamos colocar nas redes sociais da prefeitura, do turismo e entregar às entidades ligadas ao trade”.
Para conhecer o Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba, clique aqui.
O Plano Diretor de Turismo – PDTur
O documento define os objetivos, planejamento e as metas que devem ser alcançadas para a melhoria da infraestrutura e serviços relacionados direta ou indiretamente ao turismo.
Com a aprovação e atualização constante do PDTur, tendo seus objetivos claros e bem traçados, o município está preparado para candidatar-se a ser, ou a manter o título de Município de Interesse Turístico, podendo pleitear do Estado verbas especiais.
O dinheiro é destinado a melhorias na infraestrutura e nos serviços dos atrativos, bem como na capacitação dos operadores e gestores da área.