A Marinha do Brasil e a Defesa Civil emitiram um alerta para a formação de ondas de até 2,5 metros e ressaca de terça-feira (13) a quinta-feira (15). Por isso, a orientação é que pescadores, surfistas e banhistas fiquem atentos ao Aviso aos Navegantes.
De acordo com o informativo a ressaca deve atingir o Litoral Norte com ondas de sudoeste/sudeste com até 2,5 metros.
Em Caraguatatuba, a Defesa Civil alerta que toda a orla está susceptível a sofrer com ressaca, mas uma atenção especial deve ser focada nas praias da Massaguaçu, que já sofreu com o efeito das últimas ondas, e da Mococa, também atingida nos últimos registros de mar grosso.
Devido a esses alertas, a Defesa Civil do Estado prorrogou o Plano Preventivo de Ressaca até o próximo dia 15 de abril. O PPRDC foi criado em função do aumento do número, da frequência e da magnitude de eventos meteorológico-oceanográficos extremos, como ressacas do mar e as marés altas anômalas, assim como o período chuvoso, com possibilidade de eventuais riscos à população fixa e flutuante do município, e a necessidade de serem tomadas medidas preventivas pela Administração Municipal.
Ele é operado segundo critérios técnicos previstos pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – Casa Militar do Estado de São Paulo (CEPDEC), com base na legislação estadual, monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias em encostas, bem como pela mitigação de riscos através da remoção das pessoas residentes ou instaladas nessas áreas e abrigo das famílias que se encontrem ameaçadas, além de especial atenção às áreas onde ocorrem alagamentos e inundações, devido às ressacas e maré alta.
Neste período, todas as instituições afins, da Administração Municipal, junto com a Polícia Militar e voluntários, ficam em estado de prontidão neste período para atendimento de ocorrências. Em caso de emergência, o munícipe pode ligar para o telefone 199 da Defesa Civil.