s pedagógicos da rede pública, materiais do projeto Aprova Brasil, uma solução educacional que identifica habilidades e desenvolve competências pedagógicas, focadas em leitura e matemática, com ações integradas envolvendo gestores, professores e alunos.
Além do material didático, o projeto possui diversos recursos digitais. Para alunos, são disponibilizadas videoaulas, simulados on-line, livros digitais, que ajudam no processo de ensino e aprendizagem. A novidade é o Aprova Games, um aplicativo gratuito para download e para uso para turmas do 3º e 5º ano. Após instalado, o uso do aplicativo não consome o plano de dados do usuário. Os alunos do Ensino Fundamental II podem baixar e usar gratuitamente o Modernaedu.
Para os educadores, também estão disponíveis os acessos e recursos digitais que tornam mais ágil a rotina com correção automática de simulados, avaliações diagnósticas e a plataforma, onde é possível monitorar as principais habilidades desenvolvidas pelos alunos e as possíveis intervenções pedagógicas necessárias.
Aproximadamente 10 mil alunos rede municipal de ensino de Caraguatatuba estão utilizando o material nesse ano letivo, entre estudantes do Ensino Fundamental I (a partir do 3º ano), ao último ano do Ensino Fundamental II (9º ano).
A secretária de educação, Márcia Paiva, comentou que Caraguatatuba integrou esse material desde 2017 em sua rede de ensino. Para esse ano letivo, com os desafios impostos pela pandemia, o município ampliou para os recursos digitais, além dos livros didáticos. Ela explica que o material ajuda na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. “É um trabalho que recupera e avança no direcionamento dos níveis de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Prova Brasil e Ideb”, disse.
O setor de Apoio Pedagógico informou que a preparação para utilização do material iniciou em abril, com dois encontros formativos realizados com os professores. A entrega dos livros foi realizada aos pais e responsáveis no final do primeiro bimestre. No início do mês de maio, os alunos iniciaram as lições nas atividades remotas e aulas presenciais. O próximo passo é ampliar a utilização do acesso digital, com uso do aplicativo gratuito. Ela comenta que “O material agrega ao trabalho que os docentes realizam com empenho e compromisso nesse contexto tão desafiador. É mais uma possibilidade para o aluno aprimorar suas habilidades, saberes e também aprender a estudar em casa. Afinal, permitirá a participação dos estudantes nas aulas remotas e presenciais”, conclui.