Representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semaap) e da Colônia de Pesca Z-8, de Caraguatatuba, deram início, na quarta-feira (19) a uma série de reuniões que tempo por objetivo estreitar as relações e o fortalecimento do setor.
De acordo com a secretária da pasta, Tatiana Soares Scian, esse foi o primeiro encontro dos que serão realizados mensalmente com a Colônia de Pesca Z-8 e Associações de Pescadores. “Será uma gestão participativa onde poderemos discutir as prioridades para a comunidade tradicional pesqueira”.
Nesta primeira reunião foram esclarecidas as dúvidas sobre o processo de permissão para o Entreposto de Pesca do Camaroeiro, bem como houve apresentação dos relatórios de produção e comercialização da pesca.
O grupo ainda discutiu sobre possíveis alterações no espaço onde hoje é o Entreposto de Pesca do Porto Novo, envolvendo projetos futuros como feiras culturais nos entrepostos e o fortalecimento da comercialização entre os produtores e comércio local.
O grupo ainda debateu a oferta de cursos e capacitações e alinhamento sobre as ações propostas no Plano Diretor de Turismo (PDTur) com maior envolvimento das comunidades tradicionais para melhorias neste setor.