Com o início do 2º semestre letivo, também foram retomadas as atividades de educação ambiental nas escolas da rede municipal de Caraguatatuba. Na tarde desta terça-feira (27), a secretária de Educação, Márcia Paiva, visitou a unidade CEI/EMEI Profª. Thereza Yanesse Schmidt Cardozo, no bairro Porto Novo, que é integrante do projeto Hortas Educativas.
A unidade foi a primeira a receber o ‘kit jardinagem’ como um incentivo às escolas que aderiram ao projeto. O kit é composto por ferramentas para horticultura, para preparo do solo, além de regadores e insumos como terra e adubo. As demais unidades participantes também receberão kit a partir desta quarta-feira (28).
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve ações de educação ambiental em todas as etapas de ensino da rede municipal.
Por meio do Setor de Projetos, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, o Projeto Hortas Educativas tem como objetivo formar ‘agentes cuidadores’ nas unidades escolares, que são os responsáveis pela implantação e cultivo das hortas.
Do ponto de vista pedagógico, as hortas têm como objetivo promover o contato dos estudantes com os alimentos e estimular a adoção de hábitos de alimentação mais saudáveis. Elas são instrumentos para a compreensão da relação entre meio ambiente x alimentação saudável, cidadania e qualidade de vida.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou que “ao incentivarmos o cultivo das hortas, transmitimos importantes conceitos para que as crianças valorizem o alimento, cuidem do solo e preservem os recursos naturais, como a água”, disse.
O desenvolvimento do projeto de Hortas Educativas contribuiu para o Programa Município VerdeAzul, no qual Caraguatatuba é certificada desde 2018.
Lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental e valorizar a agenda ambiental nos municípios.