Fotos: Felipe Santos/Divulgação
O fotógrafo Felipe Santos, conhecido por Felipe Samurai, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e da Prefeitura Municipal, apresenta um recorte do projeto fotográfico Mudanças de um Contorno, que através da técnica lambe-lambe – atividade ambulante de fotografia realizada em espaços públicos – exibirá imagens do ‘Contorno’ (um trecho da Rodovia dos Tamoios dentro do município) em dois pontos de ônibus na avenida Dr. Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia), no Centro.
A exposição ocorrerá entre os dias 20 de julho a 17 de agosto, e contará com suporte para as obras os pontos de ônibus próximos à Praça Ton Ferreira, onde fica a pista de skate, e à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, praça do artesanato.
Ao todo, serão apresentadas 12 imagens, em preto e branco e coloridas, retratando o cotidiano dos trabalhadores nos canteiros das obras em vários pontos da cidade.
A abertura da mostra, que acontecerá na terça-feira (20), às 20h, será realizada por live via Youtube: youtube.com/channel/UC-RNndA-v6FPgFgJFK0FLzQ, com a exibição do Vídeo-Exposição. Seguindo a programação, serão realizadas outras duas lives: Processo Criativo, na quarta-feira (21), às 19h e Fotografia Autoral, no dia 12 de agosto, no mesmo horário.
Mudanças de um Contorno, em 2019, foi contemplada pelo ProAC Editais, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, na categoria de Produção de Exposições Inéditas de Artes Visuais.
Sobre o Projeto
O projeto Mudanças de um Contorno teve início em 2015, em diversos bairros de Caraguatatuba, tendo sido registradas as transformações urbanas, ambientais e sociais impactadas pela construção de uma estrada.
A inspiração para o projeto veio da coleção temática de fotos antigas do Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e trechos do livro Santo Antônio de Caraguatatuba, sobre a construção da estrada de rodagem Parahybuna-Porto, em São Sebastião, para ligar o Vale do Paraíba ao Litoral Norte, a atual Rodovia dos Tamoios (Sp-99).
Sobre Felipe Santos
Fotógrafo autoral, natural de Guarulhos e residente em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, Felipe Santos é formado pela escola Mercado Artístico Brasil e Escola Vanguardista de Arte. Foi membro do núcleo de fotografia da Oficina Cultural Altino Bondesan e membro do Foto Clube Câmera e Luz.
Participou do workshop Como ler suas próprias fotografias – A construção de imagens como percurso autoral com a pesquisadora e antropóloga Georgia Quintas, no Madalena Centro de Estudo da Imagem.
Teve participações em concursos e prêmios, como: Nacional Pierre Verger, Diário Contemporâneo de fotografia, Urbs Brasil, entre outros; realizou palestra sobre fotografia autoral em centro de reabilitação para moradores de rua, em Caraguatatuba. E atualmente dedica-se a projetos de fotografia documental no litoral norte de São Paulo.
Serviço:
Exposição Mudanças de um Contorno
Local: Pontos de ônibus nas praças Ton Ferreira e Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho – Centro
Abertura via live: 20/7, às 20h (Exibição do Vídeo-Exposição)
Cronograma de lives:
Live Processo Criativo – 21 de julho, às 19h
Live Fotografia Autoral – 12 de agosto, às 19h
Acesso às lives e abertura da mostra pelo link: youtube.com/channel/UC-RNndA-v6FPgFgJFK0FLzQ
Mais informações sobre a exposição:
Site: www.mudancasdeumcontorno.art.br
Instagram: instagram.com/exposicao.mudancasdeumcontorno/
Facebook: facebook.com/mudancasdeumcontorno