As ações de combate à dengue continuam sendo realizadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no município.
O resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) no município, realizada em junho pelos agentes de controle da dengue, é hoje de 1,8%. De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, esse percentual indica que é preciso estar em estado de alerta. Índice menor que 1,0% é satisfatório e se está acima de 4,0% é considerado alto risco.
O resultado apontou que o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti na ‘área 5’ foi de 3,5%. Essa área inclui os bairros Jardim Britânia, Praia das Palmeiras, Pontal Santamarina, Golfinhos, Morro do Algodão e Porto Novo, localizados na região sul.
Desde segunda (12), os agentes de controle da dengue realizam a nebulização no bairro Golfinhos. A ação segue até sexta-feira (14). O horário da aplicação do inseticida é das 8h às 14h.
Na terça (13), uma equipe foi enviada à Casa Branca, região norte, para fazer o bloqueio mecânico, que inclui a eliminação de criadouros do mosquito. Nesta quarta-feira (14), o bairro Morro do Algodão recebe os agentes, das 8h às 17h. Os bloqueios podem ser alterados se forem registrados casos de dengue em outras localidades.
Para que o combate ao mosquito seja ainda mais eficiente, a população também precisa fazer a sua parte. Os moradores podem fazer vistorias semanais em seus imóveis para eliminar os criadouros. Isso contribui para o trabalho da equipe.
Outra ferramenta no combate à dengue é o ‘Caraguatatuba 156’ que, além do telefone, conta com o aplicativo. É através do serviço que o morador pode fazer denúncias de locais que tenham possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.