A Prefeitura de Caraguatatuba intensificará o serviço de abordagem à população adulta em situação de rua até o próximo final de semana. A ação para acolher este público iniciou na noite desta quarta-feira (28), com objetivo de oferecer um abrigo provisório, diante da previsão da baixa temperatura.
A ação emergencial abordou 39 pessoas e 21 aceitaram o acolhimento. No abrigo, todas as pessoas foram testadas e não foi registrado nenhum caso positivo da Covid-19. O trabalho segue nos próximos dias, durante todo o dia.
O prefeito Aguilar Junior participou da abordagem e destacou que a maior dificuldade é convencer as pessoas a irem para o abrigo. “É importante que a população e entidades sociais que têm a frequência de ajudá-los, que os convençam ao acolhimento e possam se proteger do frio. A partir deste trabalho poderemos iniciar o fortalecimento dos vínculos familiares e encaminhamento para diversos serviços,” destacou o prefeito.
O objetivo é que eles fiquem estes 10 dias no local, até que a frente fria termine. Neste período, terão alimentação, higiene pessoal, atendimento médico, vestuário, atividades esportivas, culturais e palestras sobre diversos temas.
A equipe de serviço social realizará busca ativa para um possível retorno familiar ou à cidade de origem, além da confecção de documentos, encaminhamento para vagas de emprego e tratamento de dependência química. Os animais de posse dos acolhidos também estão sendo abrigados e alimentados.
Solidariedade
O Fundo Social de Caraguatatuba conta com a rede de solidariedade da população para doação de roupas de frio, principalmente masculinas, meias e peças íntimas.
“Diante desta demanda contamos com a ajuda de todos para que possamos atender com muito amor e carinho a população adulta em situação de rua, neste período de frio intenso”, reforça a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar.