Fotos: JC Curtis/Fundacc
A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), Silmara Mattiazzo, organizou um encontro com os presidentes da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (FUNDASS), Cristiano Teixeira Ribeiro, de São Sebastião, e da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FUNDART), Gady Gonzalez.
O encontro contou com a participação de diretores das Fundações e teve como enfoque a retomada das atividades culturais no Litoral Norte após a flexibilização do Plano São Paulo contra a covid-19, anunciado pelo governador João Doria (PSDB).
O objetivo da reunião foi traçar metas conjuntas visando o fortalecimento das ações culturais da região, além de equalizar diretrizes e discutir a retomada das atividades culturais, buscando compreender as necessidades de cada município, sempre trabalhando em prol dos artistas regionais e do fomento à arte.
Segundo a presidente da FUNDACC, Silmara Mattiazzo, “esse diálogo entre as Fundações é de extrema importância para entendermos mais sobre as políticas culturais de cada cidade, e assim, de forma eficaz, formar uma frente ampla que atenda às necessidades de um setor que foi tão afetado pela pandemia”.
O presidente da FUNDASS, Cristiano Teixeira Ribeiro, destacou a importância da rede de diálogos entre os gestores das fundações de cultura do Litoral Norte. “Queremos realizar ações que atendam de forma eficiente o setor cultural, respeitando as especificidades de cada município, mas aprimorando procedimentos a partir das mais variadas experiências”.
Para Gady Gonzalez, presidente da FUNDART, “unidos retomaremos as atividades culturais, priorizando sempre os trabalhadores do setor”.
O último encontro entre os representantes das fundações culturais do Litoral Norte ocorreu em 2019 nas cidades de Ilhabela e São Sebastião, e devido à pandemia outras reuniões ao longo de 2020 tiveram de ser adiadas.