Mais de 2300 pessoas participaram da 3ª edição do Seminário de Educação Inclusiva de Caraguatatuba. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (30) pela Secretaria Municipal de Educação.
Realizado virtualmente nos dias 25, 26 e 27 de agosto, o evento foi transmitido no canal do YouTube do Setor de Informática Educativa e abordou temas de extrema relevância sobre educação inclusiva, como Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), modelo educacional creditado a um grupo de professores da Universidade de Harvard; Autismo e a importância da intervenção precoce; e a Relação entre pessoa com deficiência e atividade física.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, em nome do prefeito Aguilar Junior, agradeceu e parabenizou toda a equipe envolvida na organização do evento, aos intérpretes de Libras, aos palestrantes que compartilharam seus conhecimentos, e cumprimentou os participantes interessados na oportunidade de aprendizagem. Ela comentou sobre os desafios da educação inclusiva em tempo de pandemia, vencidos pela dedicação de tantos profissionais e especialistas envolvidos.
O seminário foi promovido pelo Setor de Educação Inclusiva da rede municipal e foi criado em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência (PcD), prevista na Lei Federal nº 13.585/2017. O objetivo é fomentar as ações acerca da Educação Inclusiva nos aspectos de formação, informação e políticas públicas.
O conteúdo apresentado nesta 3ª edição do seminário permanece disponível no https://www.youtube.com/watch?v=nj-d-Zw_nbg