A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caraguatatuba realizou na manhã desta terça-feira (21) uma alegre e colorida carreata pelas ruas centrais do município com o intuito de envolver e voltar o olhar da sociedade para a inclusão social das pessoas com deficiência.
A carreata contou com a participação de alunos, familiares, funcionários, voluntários, membros da comunidade, além de autoridades locais e da equipe de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Caraguatatuba.
A carreata também foi acompanhada por Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, que organizaram o trânsito durante o trajeto, e por representantes da Polícia Ambiental, unidade especializada da Polícia Militar, parceiros da APAE.
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a importância do evento: “Sabemos que a luta deve ser constante, mas ações como essa, no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, são oportunidades para demonstrar força na busca pelos direitos dessas pessoas”, disse.
A APAE Caraguatatuba é uma escola de educação especial que oferece uma proposta que contempla o atendimento educacional especializado para 150 alunos. As atividades são desenvolvidas por funcionários, profissionais especializados, profissionais da área da educação, da saúde e da assistência social que atuam como equipe interdisciplinar e multidisciplinar, buscando a garantia de um atendimento de qualidade aos alunos, na preservação de seus direitos.