Fotos: JC Curtis/FUNDACC
#PraCegoVer: Três livros do Fieira repousam sobre rede de pesca no chão. O destaque é a capa, onde vê-se dois meninos segurando peixes em um espécie de varal improvisado.
Em setembro, o Bate-Papo Cultural da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) recebe o grupo de poesia Fieira de Timbopeva, com o lançamento do seu segundo livro, intitulado ‘Poesia e Prosa Caiçara em Mutirão – Livro 2’, que reúne vários trabalhos elaborados pelos membros do grupo.
A exibição do episódio deste mês será realizada na sexta-feira, dia 17, às 20h, pelo Facebook da FUNDACC (facebook.com/Fundacc) e do Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros (facebook.com/arquivopublicodecaraguatatuba).
Participam do encontro os representantes do Fieira, Silvio Rangel, Pedro Caetano e Dorcas Nascimento, a historiadora, técnica em Arquivos Municipais e gerente de cidades, Denise Lemes, com a mediação do coordenador de literatura da Fundação, Felipe Leite.
Segundo o grupo, neste bate-papo serão abordados temas, como: cultura e linguajar caiçara, as ações que vêm sendo realizadas para preservação e fomento da cultura local, suas vertentes e muitos mais. “Será uma experiência única, com muito conhecimento, poesia, música e artes plásticas”, convidaram.
Fieira de Timbopeva
O Fieira de Timbopeva é um grupo de poesia e artes coletivas formado por poetas e artistas caiçaras, em Caraguatatuba, e formalizado em janeiro de 2018. Iniciou-se com a construção de Poemas em Mutirão, no Facebook, dentro do grupo ‘Poemas Aquarelados’.
Diferente do cordel nordestino, a poesia do Fieira não tem forma obrigatória. Cada membro escreve como quiser, com ou sem rima, quantos versos ou quadras desejar. Do mesmo modo, não tem desafios ou disputas.
Sua principal temática é a história e a cultura caiçara do Litoral Norte de São Paulo. Além disso, o grupo também cria coletivamente música, teatro e arte visual, separadas ou misturadas numa mesma fieira temática, sempre com espírito de mutirão.
Serviço
Bate-Papo Cultural com Fieira de Timbopeva
Data: 17/9 (sexta-feira)
Horário: às 20h
Local: facebook.com/Fundacc e facebook.com/arquivopublicodecaraguatatuba