O Call Center da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba possui uma nova função. Agora, além do monitorar os casos confirmados ou suspeitos de Covid-19, a equipe irá fazer ligações para as pessoas que precisam receber a segunda dose da vacina contra a doença.
A central começou o novo serviço na quarta-feira (1º). Isso só foi possível após a Secretaria de Saúde observar a queda do número de casos da doença em Caraguatatuba.
Para realizar as ligações a equipe do Call Center tem como base os dados do ‘VaciVida’, sistema do governo estadual onde são colocadas as informações da campanha de vacinação, como data, local e marca da vacina.
A intenção do serviço também é organizar e atualizar o sistema que desde o início da campanha apresenta diversas inconsistências. Com isso, a Secretaria de Saúde irá obter o real número de faltosos da segunda dose.
Para as pessoas que precisam tomar a segunda dose basta ir direto ao posto de vacinação mais próximo na data marcada a lápis no cartão de vacinação recebido na primeira dose.
Caso o cartão não tenha a data da segunda dose, é só calcular conforme a data da primeira dose: ‘CoronaVac’ são 21 dias e ‘Astrazeneca’ e ‘Pfizer’ 84 dias para a segunda dose. Vale lembrar que quem tomou Janssen não precisa de segunda dose.
Caso precise de ajuda, o cidadão pode ainda entrar em contato com a Ouvidoria do Município (0800 770 0678) ou ir pessoalmente à unidade de saúde da sua referência. É muito importante não perder a segunda dose, principalmente agora com o anúncio do governo estadual sobre a terceira dose.