Nesta sexta-feira (1º), no Dia Internacional do Idoso, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) dá início a uma programação virtual, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, para marcar a importância da data.
De acordo com o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, é fundamental que a comunidade saiba valorizar as pessoas idosas, proporcionando-lhes bem estar e cuidados de forma que situações de negligência e violência não ocorram.
“Queremos agradecer, especialmente nesse dia (1º/10), a todos que se dedicam a atender, acolher, orientar e proteger a população idosa. A Sepedi, em parceria com as demais secretarias municipais, está atenta às necessidades dessa parcela populacional e desenvolvendo políticas públicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida”, afirma Toledo.
Em média, por mês, 1.100 pessoas idosas são atendidas na Sepedi, seja para acolhimento, realização de cadastro, solicitação de orientações ou encaminhamentos.
Atualmente, a Sepedi também supervisiona três instituições de longa permanência (ILPI): Instituto Pró+Vida, que disponibiliza 36 vagas; Lar Vila Vicentina com 32 vagas e a Casa de Repouso e Lar Dia – CLAM, que atende pessoas idosas com grau três (idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado na vida diária e ou com comprometimento cognitivo), disponibilizando 10 vagas.
Além desses, a Sepedi está em fase de organização para a retomada dos serviços de Centro Dia e Centro de Convivência do CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com deficiência e ao idoso), na sede, no bairro Jardim Jaqueira.
Dia de Internacional – O Dia Internacional da Terceira Idade, foi instituído pela Organização das Nações Unidas ONU), em 1991.
O objetivo principal dessa data é o de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção, cuidados e valorização para com essa população.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.
A expectativa de vida média no Brasil é de 72 anos para homens e 79 anos para mulheres, de acordo com os últimos dados divulgados pelo IBGE. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2030, o número de idosos no Brasil irá ultrapassar pela primeira vez o número de crianças de 0 a 14 anos. Esses dados apontam que a população irá viver mais e que pensar na qualidade de vida em longo prazo se torna essencial.
Em Caraguatatuba, de acordo com o último censo do IBGE (2010) estima-se que a população idosa esteja em torno de 20%, ou seja, cerca de 30 mil pessoas.
Programação da Semana de Valorização do Idoso
Link de acesso https://www.youtube.com/channel/UC6hSH36ucrwm-Slvc7wb5LQ/videos
Dia 1º/10 – 9h – Live com secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do idoso, Adriana Santos
10h – Live “Histórias de reencontros”: Aparecida Waack e Marcial Ribeiro dos Santos Filho (Autor de livros)
Dia 4/10 – 14h – Live: “Pessoa idosa: direito à voz e à escolha”: Yedda Aparecida de Oliveira Duarte (Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP, mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – área:Gerontologia.)
Dia 5/10 – 9h – Live: Pessoa idosa nos tempos atuais: Gerontóloga Luiza Soeiro ; Mestre em ciências e Especialista em Políticas e Terceiro Setor) e a médica Geriatra, Regina Clara Gambaro de Abreu.