O prefeito Aguilar Junior recepcionou na manhã desta segunda-feira (20) os 40 selecionados do Programa Bolsa Trabalho, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com os municípios paulistas.
A integração foi realizada no espaço onde será inaugurado, em breve, o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), na região sul da cidade. Na ocasião, o diretor do PAT, Allan Mattos, destacou a importância da excelência no atendimento ao público.
A bolsista Fabiola Costa, 36 anos, estava há cinco anos desempregada pois optou em cuidar das cinco filhas neste período. “Quando soube da inscrição, pensei ser o momento de voltar à minha vida profissional e me inscrevi. É como um recomeço pra mim. Vou me dedicar nesses cinco meses para evoluir e retornar ao mercado de trabalho segura”, contou.
Desempregada há quatro anos, Lucelia Cirino Peixoto, 36 anos, viu na seleção uma forma de adquirir novos conhecimentos e ter a chance de sair da situação informal. “Sempre trabalhei como operadora de caixa. Agora tenho a chance de aprender uma nova área e garantir a tão sonhada carteira profissional no futuro”, disse.
O prefeito Aguilar Junior desejou boas vindas aos novos trabalhadores e que aproveitem esta grande oportunidade onde poderão se aperfeiçoar, adquirir experiência e conhecimento para que retornem ao mercado de trabalho capacitados.
“A Prefeitura cria oportunidades e dá condições para que a população se qualifique e tenha segurança para ingressar no mercado de trabalho ou até se tornar um empreendedor. Invistam no conhecimento que nosso município precisa de vocês neste momento tão importante que é a retomada econômica”.
Os bolsistas atuarão nas secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Administração, CATE e na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) nas áreas de recepção e limpeza.
O Bolsa Trabalho tem objetivo de gerar renda, ocupação, qualificação e empregabilidade para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os cidadãos inscritos foram selecionados pelo governo estadual, conforme parâmetros do questionário socioeconômico, com priorizações de mulheres arrimo de família, maiores encargos familiares, tempo de desemprego e maior idade.
Os selecionados receberão bolsas no valor de R$ 535 durante cinco meses, exercendo atividades de trabalho em órgãos públicos e participarão de cursos de qualificação profissional e receberão apoio à empregabilidade por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).