A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, iniciou um trabalho de troca e revitalização da sinalização viária no município. Alguns conjuntos semafóricos estão sendo trocados e outros colocados, bem como placas de sinalizações horizontais e verticais.
De acordo com o secretário da pasta, Marcel Giorgeti, os semáforos da Avenida Anchieta com a Rua Santa Cruz (Calçadão) estão sendo revitalizados e ganhando novas tecnologias para ajudar também o pedestre.
Para evitar o avanço dos veículos com o sinal vermelho, eles também passam a ler esse tipo de infração, que pode gerar atropelamentos.
O mesmo ocorre com os semáforos da Avenida Frei Pacífico Wagner, com a Rua Sebastião Mariano Nepomuceno e com a Rua Osvaldo Cruz, todos no centro. “Para evitar os problemas que tínhamos com o excesso de apertos nas botoeiras, este sistema também está sendo atualizado e terá tempo certo de mudar a marcação de tempo”, explica o secretário.
Em relação à sinalização viária, o serviço será executado em todo o município, com trocas de placas antigas, aplicação de tintas com maior tempo de via, implantação de novas lombadas e travessia de pedestres.
Conforme Marcel Giorgeti, a implantação da sinalização viária horizontal, vertical, semafórica e dispositivos auxiliares se faz necessária nas vias municipais em sua área central e bairros uma vez que estão desgastadas e em diversos locais e fora de padronização conforme resoluções do Contran (Conselho Nacional do Trânsito).
Ele cita, ainda, a necessidade de sinalização de novas vias asfaltadas em que ainda não existe a sinalização e que deve, conforme o CTB, ser realizada pelo poder público, bem como a revitalização da sinalização horizontal no centro da cidade, onde há mais conflitos de tráfego e mais exigência de sinalização ostensiva e hoje se encontra praticamente apagada pelo atrito pneu-pavimento ao longo dos últimos anos.
“Essa sinalização proverá não só o ordenamento do tráfego, mas a delimitação importante e democratização do uso do espaço público urbano através de sinalização especial, como portadores de necessidades especiais, idosos, áreas delimitadas para carga e descarga de mercadorias, embarque e desembarque de passageiros, pontos de táxis, baias de ônibus, entre outros”.