A Secretaria de Saúde realiza neste sábado e domingo (25 e 26), das 8h às 14h, a nebulização para a eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya, no bairro Morro do Algodão, região sul.
De acordo com a pasta, a nebulização deverá ser realizada pelos agentes do controle de dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) devido à confirmação de um caso da doença no bairro.
Ricardo Fernandes, coordenador do controle da dengue, em Caraguatatuba, reforça que o trabalho é muito importante e pede à população que “permita a entrada dos agentes para a aplicação do inseticida (nebulização)”.
Nesta sexta-feira (24), os agentes foram até o local para o bloqueio mecânico para o controle dos criadouros do mosquito. Esse trabalho é feito antes da nebulização e consiste em entrar nas residências, orientar e informar os moradores de que casos de dengue foram registrados nas proximidades.
O local a ser nebulizado fica próximo à UBS Morro do Algodão. Os moradores dessa área serão informados, 20 minutos antes, sobre as condutas durante a aplicação do inseticida como, por exemplo, sair e tirar da residência idosos, crianças e animais de estimação. Também devem deixar portas e janelas abertas para que o inseticida se espalhe pela casa.
Casos de dengue
Segundo a Vigilância Epidemiológica, Caraguatatuba recebeu notificação, até esta sexta-feira (24), de 794 casos de dengue. Desses, 69 foram confirmados, 715 descartados e outros quatro aguardam o resultado dos exames.