Durante este mês, o maior Shopping do Litoral Norte, o Serramar que está prestes a completar 10 anos, ilumina sua fachada de amarelo e realizada campanha junto ao CVV de São Sebastião.
Em Setembro, quem visitar o Shopping Serramar na parte da noite, vai se deparar com sua fachada iluminada de amarelo. Sim, é uma alusão explícita à Campanha Setembro Amarelo, mês de Prevenção ao Suicídio. Além da iluminação, no espaço interno, o Serramar recebe balões espalhados pelos decks com frases motivacionais junto com o número do telefone 188 (sem custo de ligação), do CVV (Centro de Valorização da Vida) de São Sebastião, que apoia a iniciativa e atua na prevenção do suicídio e apoio emocional as vítimas.
A administração do Shopping considera a Campanha de extrema importância. E por isso, ‘traz luz’ à temática, inclusive, em suas redes sociais durante este mês. “Fazer parte na tomada de consciência sobre um assunto tão relevante para a sociedade, é uma espécie de serviço social aos nossos clientes”, confirma a gerente de Marketing Glaucia Acciarito.
Criando esperança por meio da ação. Este é o tema sugerido pela organização internacional de prevenção do suicídio que guia a Campanha do CVV no Setembro Amarelo deste ano, em várias cidades do Brasil.
Campanha CVV 2021 – Os anos de 2020 e 2021 têm sido complexos para a saúde mental e emocional das pessoas no mundo todo, independentemente de classe social, idade, crença, profissão ou outras formas de segmentação.
Com base nessa realidade, o IASP – Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, sugeriu como tema para ser trabalhado no próximo dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a frase “Criando Esperança Por Meio da Ação”. No Brasil, o CVV, entidade sem fins lucrativos, está utilizando este conceito em sua campanha do Setembro Amarelo e demais ações durante o mês.
“É sobre estimular as pessoas a levarem esperança por meio de ações, e não passivamente. Podem ser ações coletivas ou individuais, mas é importante que existam para haver mais esperança em meio a tantas tristezas e incertezas”, afirma Carlos Correia, voluntário do CVV.
“Quando pensamos o que nos dá esperança, normalmente lembramos de algo em movimento, um gesto, uma iniciativa, algo prático que nos inspira e mostra que é possível superar o que estamos passando”, comenta. Segundo Carlos, estimular a conversa aberta, a conscientização sobre esse assunto, pode estar nas mãos de todos.
O CVV, por meio de seus mais de 4.000 voluntários, realiza diversas ações de sensibilização e conscientização em todo o país, respeitando as recomendações de segurança devido à pandemia de Covid-19. Para abrir as atividades do Setembro Amarelo, o CVV realizou o XI Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, de forma online e gratuita. Quem quiser, só rever tudo no canal do CVV no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=UTVTPH1XAKg.
Sobre o CVV – Presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de 3 milhões de atendimentos de 2020 foram realizados por cerca de 4.000 voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site www.cvv.org.br, via chat e e-mail, além de carta. A entidade realiza também ações presenciais (temporariamente suspensas devido à pandemia), como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/). O CVV mantem-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas. Para colaborar: https://www.cvv.org.br/colabore.
Sobre o suicídio – É um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, segundo dados do Ministério da Saúde, portanto, mata mais do que o HIV e muitos tipos de câncer. O movimento Setembro Amarelo no Brasil foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Para saber mais: www.setembroamarelo.org.br.
Caraguatatuba, 1º de setembro de 2021.
Assessoria de Imprensa do Serramar Shopping
Jornalista Bruna Briti (MTB 32.441) – Tel. (12) 98218.3382
Texto: Felipe Riela By Agência Gentecom