Com a melhora nas condições do tempo, equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba iniciaram nesta sexta-feira (22), o corte de árvores que caíram durante a semana após as chuvas constantes registradas na cidade.
As ocorrências foram registradas no bairro Casa Branca, na região norte da cidade. Uma jaqueira de cerca de 30 metros de altura que estava no barranco foi cortada para evitar mais riscos. Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior, devido ao tamanho e dificuldade de acesso, esses resíduos serão acomodados no próprio local.
Outra oito árvores de pequeno porte foram removidas por também fazerem pressão sobre o barranco, aumentando o risco de novo deslizamento de terra.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, neste mês já choveu em Caraguatatuba 176,9mm, o que representa 74% do esperado para todo outubro que é 233,2mm. A maior parte deste volume na última semana
“Nossos agentes monitoram todas as áreas cadastradas e em caso de qualquer movimentação estranha do solo o morador pode entrar em contato pelo telefone 199 e deixar o local”, alerta.
Atualmente, Caraguatatuba conta com 19 áreas de risco em 54 setores – e a maior preocupação é com escorregamento de terra. Os moradores dessas áreas são orientados em relação a estágios de riscos, quando devem em sair, o que levar em caso de necessidade