Com as proximidades da alta temporada de verão e os dias mais ensolarados, as excursões de turismo de um dia tendem a crescer. Mas a Prefeitura de Caraguatatuba reforça que esse tipo de atividade ainda na está liberada no município.
Prova disso é que no último domingo dois ônibus, um micro-ônibus e uma van foram autuadas pelos fiscais de Posturas da Secretaria de Urbanismo pela infração. Eles vieram de Jacareí, Guarujá e Minas Gerais e não tinham senha de acesso emitida pela prefeitura.
Os veículos foram localizados próximo à Rodoviária, no Jardim Jaqueira, no Indaiá e na Prainha e a autuação total foi de R$ 29.920.
A lei n° 2.456, de 7 de dezembro de 2018, determina que quem transitar pelo município sem autorização receberá multa de 2 mil VRMs (Valor de Referência do Município).
Desde o início da pandemia está proibida a modalidade de turismo de um dia em Caraguatatuba. Com a chegada do feriado prolongado de Finados (2/11), as fiscalizações das Secretarias de Urbanismo e Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, junto a órgãos como Empresa Metropolitana de Transporte Urano ((EMYU) e Agência Reguladora de Transportes no Estado de São Paulo (Artesp).
Para que veículo de turismo entre no município é preciso retirar a senha junto à Secretaria de Turismo, desde que o passageiros esteja, indo para algum estabelecimento da rede hoteleira regular para ficar, no mínimo, dois dias.
Denúncias podem ser feitas pelo Canal de Atendimento 156, via telefone ou pelo App.