A ação visa promover e incentivar a prática da leitura, além de proporcionar a troca de conhecimentos.
O “Escambo Literário”, projeto implantado no Serramar Shopping em agosto deste ano, junto com a Fundacc, promove a difusão e incentivo a prática da leitura entre crianças, jovens e adultos. Neste 12 de outubro, Dia Nacional da Leitura, serão espalhados diversos livros pelo Shopping nos bancos, áreas de open mall, praça de alimentação e outros espaços com uma carta/bilhete colocada em cada livro, orientando os leitores a devolver o título após a utilização, no Ponto de Encontro do Shopping que fica próximo a loja Cacau Show, assim, outras pessoas poderão ter o prazer da leitura compartilhada. Esta ação é uma parceria com a Livraria Best Books que doou livros novos para intensificar o Escambo Literário neste Dia especial.
Segundo Glaucia Acciarito, coordenadora de Marketing do Serramar Shopping, o propósito da ação é fazer com que o conhecimento, a informação, o entretenimento e tudo o que um livro proporciona, circule. “O escambo é uma troca que não envolve moeda, sendo uma prática ancestral, de caráter solidário. Vamos compartilhar conhecimento e estimular a leitura. Isso tem muito valor”.
O gerente da Best Books, Augusto Machado, conta que a missão da empresa é justamente fornecer literatura de maneira acessível à todos. Esta parceria com o Serramar enriquece a proposta de acesso à leitura de qualidade e de todos os gêneros. “A iniciativa do Shopping vai de encontro com a filosofia da livraria, e para mim, que gosto de ler, é um sonho trabalhar aqui. O Escambo Literário é um ótimo incentivo para a leitura”, disse.
Em agosto deste ano, o Serramar fechou parceria com a FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) neste projeto de Escambo Literário. A Fundacc repõe frequentemente os livros que ficam no Ponto de Encontro do Serramar. Você pode pegar um livro e deixar outro ou até mesmo fazer doações de livros.
Dia Nacional da Leitura – Incentiva a prática da leitura que é essencial para a formação do senso crítico, estimulando a criatividade, imaginação e enriquecendo o vocabulário dos leitores. A data foi instituída por meio da Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que também prevê a celebração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil.