Em alusão ao Dia Nacional do Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) promove neste sábado (16) uma ação para conscientização e importância do tratamento da infecção.
A ação será realiza em conjunto com as equipes da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, das 8h às 17h, na Praça Cândido Motta, no Centro.
Com a ação, a UAMI espera levar o maior número de pessoas aos postos para realização do teste rápido para a detecção da sífilis.
O teste é ofertado, gratuitamente, e realizado de forma sigilosa. Ele está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a quinta-feira. Na UAMI, o teste pode ser realizado nos mesmo dias, das 9h às 15h.
Qualquer pessoa, a partir dos 12 anos, que possua uma vida sexual ativa ou que tenha sido exposta a alguma situação de risco pode fazer o teste.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que possui cura. Seu tratamento é rápido, eficaz, gratuito e está disponível em toda a rede municipal de saúde.