por profissionais do setor cultural do município, beneficiados pela Lei Aldir Blanc. A lei prevê ações emergenciais e auxílio financeiro ao setor cultural, buscando apoiar profissionais da área que sofreram com os impactos da pandemia. Em contrapartida aos recursos recebidos, os favorecidos desenvolvem ações educativas e culturais que beneficiem a comunidade.
Em parceria com a Secretaria de Educação, duas unidades escolares da rede municipal participaram dessas ações. A EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, e a EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá.
Com alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) da EMEF Dr. Carlos, profissionais do ‘Sítio Abra de Dentro’ realizaram uma vivência na natureza com a proposta de levar os alunos a uma experiência de conexão e interação com a natureza, onde pudessem compreender como fazem parte dela e o quanto todos são integrados.
A atividade foi realizada ao ar livre, no espaço da horta educativa da unidade, onde também são realizadas atividades de educação ambiental que fazem parte do currículo pedagógico do município.
Já a turminha de alunos do ensino fundamental II (6º a 9º ano) da EMEF Luiz Ribeiro, teve a oportunidade de participar de uma visita monitorada ao Ateliê do ceramista, arquiteto e artista plástico, Carlo Cury, onde conheceram o espaço ‘Hartant’, destinado ao acervo indígena e outras peças como exemplares de cestaria, instrumentos musicais, ornamentos e cerâmica.
A visita foi finalizada no ateliê de cerâmica do artista que mostrou sua oficina de produção, o forno à lenha para queima da cerâmica, carinhosamente apelidado de ‘Karai’ (que significa o Deus do fogo e do ruído do crepitar das chamas sagradas, em língua Tupi) e o showroom destinado à venda de objetos em cerâmica produzidos no ateliê.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a importância das ações culturais com os alunos. “Essas experiências levadas às unidades e as atividades externas enriquecem a formação dos nossos estudantes. As Artes, por exemplo, ajudam o indivíduo a expressar seus sentimentos. Por meio da Arte, expressão artística e suas diversas linguagens não verbais (pintura, desenho, música, teatro, escultura) é possível trabalharmos no desenvolvimento de competências cognitivas, sociais, motoras, dentre outras. Sobre a vivência na Natureza, sabemos que traz muitos benefícios para a saúde, colaborando para o desenvolvimento integral da criança: intelectual, emocional, social e físico”, concluiu.
Serviço
Sítio Abra de Dentro: Localizado na zona rural de Caraguatatuba, o local acolhe diversas ações culturais da região, agricultura familiar e permacultura, com produção de alimentos saudáveis agros ecológicos.
Contato: (12) 98226-3423 | gabimarotti@hotmail.com |
Página: https://www.facebook.com/sitioabradedentro/
Carlo Cury – Ceramista, arquiteto e artista plástico, nasceu em Piraju/SP, mas adotou a cidade de Caraguatatuba para a produção de suas peças exclusivas, inspiradas em pesquisas da cultura dos povos nativos, arte cerâmica contemporânea e na arte religiosa. É integrante-fundador do Grupo Ubuntu Caraguá Ceramistas.
Ateliê Carlo Cury: Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1.231 Martim de Sá| (12) 3882-4829 e (12) 98195-0786 | carlocury@ig.com.br
Página: https://carlocury.blogspot.com/