Fiscais da Secretaria de Urbanismo e da Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Caraguatatuba, além de policiais ambientais da Atividade Delegada constataram, na manhã desta segunda-feira (29), uma tentativa de invasão a uma área pública e investigam possíveis maus-tratos a um cavalo no bairro Golfinhos, região sul da cidade. O animal foi recolhido pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
A equipe recebeu denúncia da presença de cavalos e vacas soltos pela região e ao chegar ao local encontrou uma área cercada e um cavalo com diversos ferimentos nas patas, no sol, além de estar sem água e visivelmente sem alimentação.
O responsável pela ocupação não foi localizado, mas uma mulher se apresentou como dona do animal. “As condições nas quais o cavalo se encontrava foi uma das cenas mais tristes que eu já vi”, disse o secretário de Urbanismo que acompanhou a ação.
O diretor do CCZ, Guilherme Garrido, informou que os animais estavam dentro de área urbana, o que não é permitido. No caso do cavalo, ele foi recolhido e levado para local de destinação do município e vai aguardar manifestação do proprietário.
“Ela disse estar tratando do animal, por isso, vamos aguardar a sua apresentação e os indicativos de que ele recebia algum tipo de tratamento”.