Fotos: Fundacc
#PraCegoVer: Imagem de alguns dos livros que estarão em exposição na mostra fotográfica ‘Pretas Palavras’.
No mês da Consciência Negra, a FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) preparou uma mobilização educacional, literária, poética e fotográfica.
A programação começa neste sábado (20), às 20h, pelo Facebook (/Fundacc) com a exibição do programa mensal da Fundação: Bate-papo Cultural, que promoverá um encontro reflexivo com a temática Protagonismo Negro, com a participação de diferentes personalidades ligadas à arte e à cultura municipal, com muita música, poesia, literatura, artes visuais, folclore e educação.
Na segunda-feira (22), tem a inauguração da Exposição Poética: ‘Profusão Visceral’, da poetisa e atriz Keiliane Dias, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. A mostra será realizada em formato de ‘varal’, com textos escritos pela autora desde a infância.
Em seus textos, Keiliane eterniza com bom humor a vivência de sua família, que migrou de uma pequena vila na Bahia para a grande São Paulo, com histórias inspiradoras de resistência; além de relatos sobre bullying e racismo que sofreu durante o período escolar. “Aprendi a transformar a dor em poesia”, disse.
Aos 22 anos, a poetisa diz que optou por preservar a escrita original de suas obras, pois: “os erros de grafia são compatíveis aos erros da vida, os erros e medos de uma menina carregada de sentimentos”, que escrevia para si como forma de desabafo.
“Espero poder inspirar outras pessoas com a história da minha família. Inspirar outras meninas que possam estar passando pelo que passei. Cada pessoa que lê minhas poesias e se identifica já é parte de mim”, concluiu.
O saguão da Biblioteca também abrigará, a partir de segunda-feira (22), a Exposição Literária: ‘Pretas Palavras’, com livros de autores negros e literatura sobre a negritude, em parceria com o grupo de literatura negra Camugerê Literário (@camugere.literario).
Dentre autores nacionais e internacionais, estão: Mário de Andrade, Machado de Assis, Solano Trindade, Maya Angelou, Paulo Lins, Lima Barreto, Rachel Oliveira, José de Oliveira Simão, Lázaro Ramos, Ale Santos, Ana Maria Gonçalves, e mais. Com temas que variam entre: contos, poemas, ficção, sonetos, livros-reportagem, clássicos da literatura brasileira, música e culinária.
Os livros em exposição que fazem parte do acervo público da Biblioteca poderão ser emprestados após o período de exibição, e novos cadastros podem ser realizados apenas com um documento de identidade com foto e um comprovante de residência.
Compõe a programação, a Exposição Fotográfica: ‘Mostra Sua Cara’, com fotos autorais capturadas pelos alunos do ensino médio da Escola Estadual Doutor Eduardo Correa da Costa Junior, localizada no bairro Tinga.
A mostra fotográfica tem como intuito apoiar o movimento antirracista e promover reflexões acerca do Mês da Consciência Negra. A exposição também conta com frases de grandes personalidades como Martin Luther King Jr em apoio ao movimento. Para os estudantes, a ação tem como objetivo “assumir uma postura social”, declararam.
As exposições estarão em exibição até o dia 30 de novembro, com visitação das 9h às 14h, de segunda a sexta-feira. Escolas e projetos que queiram visitar o espaço, podem entrar em contato com o diretor de cultura da Fundação, Felipe Leite, pelo número: (12) 3897-5683.
Serviço
Bate-papo Cultural – Mês da Consciência Negra
Data: 20 de novembro (sábado)
Horário: às 20h
Local: facebook.com/Fundacc e facebook.com/arquivopublicodecaraguatatuba
Exposições:
Profusão Visceral
Pretas Palavras
Mostra Sua Cara
Data: até 30 de novembro
Visitação: das 9h às 14h
Local: Rua Santa Cruz, 396, Centro
Para mais informações: (12) 3897-5660
Site Oficial: fundacc.sp.gov.br
Facebook e Instagram: @fundacc